quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeitura de São Luís é parceira nas ações do Biênio da Matemática


O Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, foi palco, esta semana, do lançamento do "Biênio da Matemática - A Matemática Potencializando o Futuro". 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é parceira do Governo do Estado na organização das ações do evento que reuniu entidades públicas e privadas ligadas à educação.
O objetivo do evento é unir esforços para potencializar ações que despertem maior interesse dos estudantes pela disciplina, formem melhores professores e promovam interesse de outros profissionais e empresas na busca por uma educação de mais qualidade. 
A programação contempla seminários, formações, mostras científicas, exposições, e outras atividades em prol do desenvolvimento da Educação não só em São Luís, como em todo o Maranhão. "A Prefeitura de São Luís, na pessoa do prefeito Edivaldo, tem abraçado parceriais cujo foco é o desenvolvimento da Educação, que é uma das prioridades da atual gestão", assinala o titular da Semed, Moacir Feitosa. 
A professora Waléria Barbosa Soares, da Semed e uma das organizadoras do Biênio da Matemática no Maranhão, diz que o conjunto de insituições parceiras nesse evento cresce a cada dia. "Estamos recebendo ligações de Secretarias de Educação de outros municípios do interior e até mesmo de escolas privadas que querem ser inseridas e participar das atividades do Biênio da Matemática", conta Waléria, destacando a participação de representantes das Secretarias de Educação de Santa Rita, Paço do Lumiar e Itapecuru no evento de lançamento, no Convento das Mercês, na última segunda-feira (28).
ORGANIZAÇÃO
Além de Waléria Soares, integram a equipe da Semed e estão na organização do Biênio da Matemática, os professores Marcos Sousa (mestre) e André Bogea (doutor em matemática). Outros professores da rede municipal de ensino de São Luís também prestigiaram o lançamento do evento, a exemplo de Elvys Wagner Ferreira da Silva, mestre em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). "Estamos indo rumo a um novo tempo, quebrando barreiras para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem no estado do Maranhão, abrindo mão de um ensino mais tradicional, para um ensino mais contextualizado, onde é necessário criar formas para que o aluno aprenda com mais facilidade", opinou Elvys Wagner.
A expectativa é formar novas parcerias, comenta a professora Albelita Monteiro Cardoso, supervisora de Currículo da Secretaria de Estado da Educação, que participou da abertura do Biênio da Matemática. "Queremos reunir o maior número possível de instituições em prol das atividades que realizaremos em 2017 e 2018", diz Albelita.
Além da Semed e Seduc, são parceiras nas atividades do Biênio da Matemática, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Ceuma, a Academia Maranhense de Letras, entre outras secretariais de Educação do interior e escolas privadas.
Waléria Soares conta que a Semed promoveu o "Dia da Matemática", no mês de maio, e que para outubro já estão programadas, como ações do Biênio da Matemática, o Seminário de Ciências e Tecnologia da UEMA, em Timom (MA), e a "Semana da Matemática", no IFMA em São Luís. Um outro evento já programado, mas ainda sem data fechada, é o Festival de Matemática, previsto para 2018.
Também esteve na mesa de abertura para o lançamento do Biênio da Matemática, o professor Lisboa, do Conselho Estadual de Educação. "O nosso maior passo é a desmistificação da matemática. A Matemática como ciência precisa ser abraçada, especialmente pela juventude. E creio que o atual governo veio para contribuir com essa quebra de paradigma, inserindo a Matemática em um novo tempo", declarou Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário