sexta-feira, 26 de junho de 2026

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso


Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país apresentaram melhora entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu 62%, o de abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação subiu 11%.

Os novos dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual permite calcular as taxas de rendimento escolar no país.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, comemora o fato de mais estudantes permanecem na escola, avançarem de série e concluírem os estudos no tempo adequado.

“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil.”
Permanência

Os dados também indicam que mais estudantes têm conseguido permanecer no ensino médio. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, o que significa que mais jovens permaneceram em sala de aula de um ano letivo para outro.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, estima que se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio. “Um número muito grande de jovens, que poderia estar fora da escola, seguiu estudando.”

Ações integradas

Entre as iniciativas que contribuíram para a melhoria do ensino médio na rede pública está o programa Pé-de-Meia, diz o MEC. A chamada Poupança do ensino médio já beneficiou 7,2 milhões de estudantes, desde sua criação em 2024.

A iniciativa federal oferece incentivo financeiro para os estudantes que frequentam as aulas, passam de ano, concluem a educação básica e fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o ministro da Educação, o Pé-de-Meia é o carro-chefe nessa recuperação da educação básica brasileira e um dos mais relevantes das últimas duas décadas por enfrentar a desigualdade de oportunidades.

“O jovem mais vulnerável precisa ter as mesmas chances de concluir os estudos que qualquer outro estudante. O Pé-de-Meia não é apenas uma transferência de renda. É uma política educacional para melhorar a permanência e o desempenho dos estudantes.”

Educação básica


Índice de alfabetização passou de 36%, em 2021, para 66%, em 2025 - Arquivo/ Agência Brasil

Os avanços observados no ensino médio também são resultado de outras ações desenvolvidas em outras etapas da educação básica. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por exemplo, está associado à elevação do índice de alfabetização de 36%, em 2021, para 66%, em 2025.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

Ensino integral

O MEC destaca que o percentual de matrículas na modalidade de educação em tempo integral passou de 15,1%, em 2021, para 25,8%, em 2025, alcançando 8,8 milhões de estudantes da rede pública.

Nesta modalidade, o estudante permanece na escola por, no mínimo, sete horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem.
No período de 2021 a 2025, o registro é de mais de 1,8 milhão de novas matrículas por meio da política. Pela primeira vez, a educação em tempo integral alcançou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa um em cada 4 estudantes na modalidade.

Conexão


Número de escolas com conexão à internet cresceu 43,7%. Freepik

O MEC também atribui os bons resultados à transformação digital da escola pública, por meio da Por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que amplia a infraestrutura tecnológica das redes de ensino e do acesso à internet de qualidade nas escolas públicas de educação básica do país.

Devido à iniciativa, o número de escolas com conexão à internet cresceu 43,7%. Em 2023, eram 66,8 mil escolas estaduais e municipais conectadas. Agora, são 100 mil.

Entre 2023 e 2025, mais de R$ 3 bilhões foram investidos em escolas. O MEC contabiliza que a iniciativa já beneficiou cerca de 24 milhões de estudantes e ampliou as possibilidades de acesso a recursos educacionais digitais.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil por meio de programas criados pelo MEC como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies.

O Enem registrou aumento de 46% nas inscrições feitas por concluintes de escola pública, de 2022 a 2025.

Em 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão do ensino médio para participantes que atendam aos critérios estabelecidos e passou a contar com inscrição pré-preenchida para concluintes da educação básica na rede pública.

O ministro Barchini explica que o governo federal trabalha para que mais estudantes ingressem no ensino superior ou na educação profissional.

Pela primeira vez, em 2026, o Enem também será adotado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, o que amplia seu papel no acompanhamento das políticas educacionais.

Fonte: EBC

Biblioteca Demonstrativa lança circuito nacional de palestras para bibliotecas


Estão abertas as inscrições para o Bibliotech: Circuito Nacional de Palestras, iniciativa da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, vinculada ao Ministério da Cultura. O projeto selecionará bibliotecas públicas de diferentes regiões do Brasil para compartilhar experiências, projetos e práticas inovadoras em palestras online transmitidas ao vivo até dezembro.

Realizado em parceria com bibliotecas públicas de todo o país, o Bibliotech tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas por profissionais que atuam diretamente na promoção da leitura, do acesso à informação e da formação cultural em suas comunidades.

As instituições selecionadas terão a oportunidade de apresentar seus projetos em uma série de palestras online, transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Biblioteca Demonstrativa no YouTube. Os encontros serão realizados diretamente das bibliotecas participantes e integrarão uma programação nacional voltada tanto para profissionais da área quanto para o público em geral.

A iniciativa busca promover o intercâmbio de conhecimentos, o fortalecimento de redes colaborativas e a disseminação de boas práticas no setor bibliotecário.

De acordo com o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, o projeto reforça o papel das bibliotecas como espaços de inovação, transformação social e compartilhamento de saberes.

“O Bibliotech nasce com o propósito de valorizar o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas brasileiras e criar um espaço de diálogo entre profissionais de diferentes regiões do país. Queremos que essas experiências ganhem visibilidade, inspirem novas iniciativas e fortaleçam ainda mais a rede de bibliotecas públicas do Brasil”, destaca.

Além da oportunidade de apresentar seus projetos para uma audiência nacional, as bibliotecas selecionadas e os participantes dos encontros receberão certificado de participação.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível na bio do Instagram @bdbcultural ou clicando neste link. A iniciativa representa uma oportunidade para que bibliotecas de norte a sul do país compartilhem suas histórias, ampliem seu alcance e contribuam para a construção de uma rede nacional de troca de conhecimentos e experiências. Também reafirma o papel da Biblioteca Demonstrativa como exemplo de boas práticas na cultura e na educação.

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, organização da sociedade civil.

Fundada em 1970 e localizada em Brasília, no Distrito Federal, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é uma instituição pública federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental, promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando estar sempre na vanguarda.

Além disso, desempenha papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

SINPROESEMMA realiza Curso de Formação e fortalece lideranças sindicais nas regionais de Lago da Pedra e Pedreiras

Presidente em exercício Fábio Orlan e o Diretor do SINPROESEMMA Valdiélcio Moura

O Sinproesemma realizou, dia 20 de junho, mais uma etapa do Curso de Formação de Formadores e Formadoras. Dessa vez a atividade aconteceu na regional de Lago da Pedra e reuniu diretores sindicais das regionais de Lago da Pedra e Pedreiras em um importante momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da organização sindical.

A atividade integra a política de formação permanente do Sinproesemma e tem como objetivo preparar lideranças, ampliar conhecimentos sobre a organização sindical e fortalecer a atuação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação em suas bases, contribuindo para uma representação cada vez mais qualificada e comprometida com os interesses dos educadores.

O coordenador da regional de Lago da Pedra, professor Valdielcio, destacou a importância de sediar a atividade e reunir dirigentes de diferentes municípios.

“Receber essa formação em nossa regional foi uma grande oportunidade de aprendizado e integração. Tivemos um espaço rico de diálogo, troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços sindicais. Esse momento reflete diretamente na qualidade do trabalho que realizamos junto à categoria em nossos municípios”, ressaltou Valdielcio.

Alunos do Curso de Formação Sindical com dirigentes e formadores

Já o secretário de Formação Sindical do Sinproesemma, professor Amarildo Silveira, ressaltou que a formação é um dos pilares para o fortalecimento da luta.

“Nosso objetivo é formar lideranças conscientes do seu papel sindical e comprometidas com a defesa da educação pública e dos direitos dos educadores. Esses momentos de estudo e reflexão fortalecem a atuação sindical e ajudam a construir estratégias para enfrentar os desafios que surgem em cada região do estado”, afirmou Amarildo.

Para o presidente em exercício do Sinproesemma, Fábio Orlan, investir na formação das lideranças é fundamental para fortalecer a entidade e ampliar sua capacidade de mobilização.

“A formação sindical é uma ferramenta indispensável para fortalecer nosso sindicato e preparar lideranças capazes de lutar e defender os nossos direitos. Cada dirigente que participa do curso retorna à sua base mais preparado para orientar, mobilizar e representar os trabalhadores em educação. É assim que construímos um Sinproesemma cada vez mais forte e presente na vida dos educadores”, destacou Fábio Orlan.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Brasil destaca alimentação escolar como política estratégica no combate à fome


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) apontou, na terça-feira (23.06), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como uma das principais políticas do Governo do Brasil para a redução da fome e promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN).

Em participação no Prêmio PNAE 2026, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MDS lembrou que o programa atende a cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil, incluindo 7 milhões de crianças em creches e pré-escolas e mais de 500 mil crianças e adolescentes indígenas e quilombolas, grupos historicamente vulnerabilizados.

O PNAE integra o rol de políticas públicas reunidas no âmbito do Plano Brasil Sem Fome que, a exemplo do Bolsa Família, foram fundamentais para a saída do Brasil do Mapa da Fome e garantia do direito humano à alimentação, especialmente de crianças e adolescentes.

O ponto foi destacado pela secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, em participação no evento. “O acesso das crianças e adolescentes à alimentação escolar reduz a pressão sobre o gasto doméstico e aumenta, portanto, a renda disponível das famílias para melhorar a alimentação no domicílio. Isso significa que a alimentação escolar é uma política de segurança alimentar e nutricional que atende a toda a população”, afirmou a secretária.

Valéria Burity também reforçou a importância da governança de SAN no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) para a efetividade do PNAE, tendo em vista o caráter intersetorial do programa. O Sisan articula diferentes setores de governo e entes federativos e promove o diálogo entre a sociedade civil e o poder público para a formulação e integração de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.

Na atual gestão do Governo do Brasil, o PNAE passou por dois reajustes no valor federal repassado para estados e municípios para garantir a alimentação na rede pública de ensino: em 2023 e 2026. Somados, esses dois reajustes acrescentaram quase 55% ao valor por aluno repassado pelo Governo do Brasil desde 2023.

De acordo com o FNDE, o PNAE atende mais de 146 mil escolas, com cerca de 50 milhões de refeições ofertadas por dia. O programa integra saúde, educação, desenvolvimento econômico, cultura, vigilância sanitária, controle social, meio ambiente, assistência social e agricultura familiar.

Prêmio PNAE 2026

O Prêmio PNAE 2026 reúne ações voltadas à valorização dos diversos profissionais e instituições que atuam diariamente para garantir alimentação escolar de qualidade aos estudantes brasileiros. As premiações contemplam iniciativas ligadas à inovação culinária, à educação alimentar e nutricional, à participação social e ao fortalecimento das políticas públicas de alimentação escolar.

Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil anuncia chamada de R$ 300 milhões para ampliar a popularização da ciência em todo o País


Levar a ciência para mais perto da população é o objetivo da nova Chamada Pública de R$ 300 milhões anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na segunda-feira (22). O investimento apoiará iniciativas de popularização da ciência em todos os estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso ao conhecimento científico e fortalecendo a educação científica no país.

O anúncio foi realizado durante a cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro, que reuniu estudantes medalhistas de todo o País, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A chamada integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e prevê a estruturação das Redes Pop Ciência nos estados e no Distrito Federal. A proposta estimula a articulação entre governos estaduais, instituições de pesquisa, escolas, museus e centros de ciência para ampliar o alcance das ações de divulgação científica.

Entre as iniciativas que poderão receber apoio estão olimpíadas científicas, feiras de ciência, clubes de ciências, projetos de ciência itinerante, programas de formação de jovens cientistas e ações de comunicação pública da ciência. O programa também contempla investimentos em museus, centros de ciência, planetários e outras estruturas dedicadas à difusão do conhecimento científico.

A iniciativa faz parte da estratégia do MCTI de fortalecer a cultura científica e aproximar a produção de conhecimento do cotidiano da população, ampliando oportunidades de aprendizagem e contribuindo para o enfrentamento à desinformação.

Obmep 2026

A cerimônia também marcou a entrega das medalhas de ouro da 20ª edição da Obmep. Ao todo, 684 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC), a olimpíada reúne estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e alcança 99,9% dos municípios brasileiros.

A Obmep é considerada uma das principais iniciativas de incentivo à educação científica do país. Entre seus objetivos estão estimular o estudo da matemática, identificar talentos e incentivar o ingresso de jovens em carreiras científicas e tecnológicas.

Em discurso aos estudantes, o presidente Lula destacou a importância da educação para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento nacional. “O Estado precisa garantir que todos, independentemente do berço em que nasceram, tenham direito à mesma qualidade de educação, porque somente assim a gente vai fazer justiça nesse país. Não existe nenhum país que se desenvolveu sem investir em educação”, afirmou.

A ministra Luciana Santos ressaltou o papel da olimpíada na formação de novos talentos para a ciência brasileira. “Quando olhamos para esta plateia, não vemos apenas estudantes premiados. Vemos talentos que começam a desenhar o futuro da ciência brasileira. Ao longo de mais de duas décadas, a Obmep se consolidou como uma das mais importantes políticas públicas de educação científica do Brasil”, disse.

Diretor-geral do Impa, Marcelo Viana destacou o alcance da iniciativa. “São mais de 23 milhões de jovens que todo ano participam da olimpíada de matemática do país. É mais de 10% da população brasileira, no mesmo dia, fazendo prova de matemática”, afirmou.

Durante a cerimônia, o Impa também anunciou que a unidade do Impa Tech no Nordeste deverá iniciar suas atividades em março do próximo ano, em Teresina (PI), com apoio do governo estadual, do MCTI e do MEC. Outra novidade é o intercâmbio de estudos para a China destinado a 26 medalhistas de ouro da Obmep, com todas as despesas custeadas pela instituição.

Mais do que um reconhecimento pelo desempenho nas provas, as medalhas também podem abrir caminho para novas oportunidades acadêmicas. Muitos dos premiados passam a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa mensal de R$ 300 concedida pelo CNPq a estudantes de escolas públicas.

Para Lilithy Torenzani, de 16 anos, estudante de São Roque do Canaã (ES), a olimpíada ampliou horizontes e despertou o interesse pela matemática. “A olimpíada me fez acreditar que meus sonhos podem se tornar realidade. Foi por meio dela que conheci novas oportunidades e descobri que a matemática vai muito além de contas e fórmulas. Ela envolve criatividade, raciocínio e a possibilidade de enxergar o mundo de outra forma”, afirmou.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SINPROESEMMA implementa Plano de Padronização do Setor Jurídico e fortalece defesa dos educadores e educadoras

Professor Josivaldo Correa, Diretor Jurídico do SINPROESEMMA da reunião on line

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sinproesemma, comandada pelo professor Josivaldo Correa, realizou reunião com representantes das assessorias jurídicas nas regionais e núcleos do Sinproesemma, onde apresentou o processo de modernização e ações de reestruturação do setor jurídico do sindicato.

O amplo processo de reorganização tem o objetivo de aprimorar o suporte legal oferecido aos associados e a toda a categoria dos trabalhadores em educação do Estado. A iniciativa visa centralizar, modernizar e dar mais agilidade às demandas jurídicas da classe.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Josivaldo Corrêa, a reestruturação é um passo fundamental para acompanhar as transformações digitais e as necessidades crescentes dos professores e funcionários de escola.

“Estamos construindo um jurídico mais forte, transparente e acessível para que cada educador e educadora se sinta plenamente respaldado em seus direitos”, destacou Josivaldo.

O pilar central da reorganização é o Plano de Padronização das Informações. Esta fase consiste na coleta minuciosa de informações e documentos em todas as bases do sindicato, alimentando ativamente planilhas detalhadas que compõem o relatório de informações jurídicas. No momento, o setor jurídico já vivencia um estágio estratégico de transição.

Esse mapeamento, construído a partir do relatório das ações dos advogados das regionais, serve para identificar a realidade jurídica de cada município do estado. Com isso, a assessoria central consegue garantir que as teses jurídicas vitoriosas de uma região sejam replicadas rapidamente em benefício de toda a categoria.

Para consolidar essa integração e substituir as planilhas temporárias por um ecossistema definitivo, o Sinproesemma projeta a aquisição de um software de gestão jurídica especializado no final de 2026. A ferramenta digital de ponta passará por parametrização e testes logo após a compra. A previsão é que a implantação oficial do software ocorra no início 2027.

O novo sistema trará recursos fundamentais para a categoria como o acompanhamento em tempo real do andamento de ações judiciais de forma centralizada; armazenamento de documentos digitalizados; emissão rápida de relatórios estatísticos e processuais; redução drástica no tempo de resposta para as consultas dos filiados; atendimento especializado para a categoria.

Presidente em exercício do Sinproesemma, Fábio Orlan

Segundo o presidente em exercício do Sinproesemma, Fábio Orlan, a reestruturação do setor e todo esse investimento vale a pena, pois ao final, o atendimento aos trabalhadores em educação será de excelência e dará celeridade ao processo.

“Com a equipe jurídica integrada pelo Plano de Padronização as consultas, assistência e plantões presenciais e virtuais passarão por uma triagem qualificada, direcionando o trabalhador em educação imediatamente para o especialista da área de seu interesse (previdenciário, administrativo ou trabalhista), trazendo mais eficiência jurídica para os educadores”, pontuou Fábio.

O atendimento no setor jurídico do Sinproesemma segue normalmente e, em breve, serão divulgados os cronogramas de treinamento das equipes 
 regionais para o uso da nova plataforma digital.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Mapa dos Eventos Literários do Brasil alcança 500 eventos cadastrados


O Mapa dos Eventos Literários do Brasil, plataforma do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), alcançou a marca de 500 eventos cadastrados. Lançada em maio, durante a Bienal do Livro da Bahia, em Salvador, a ferramenta registrou, em seu segundo mês, o acréscimo de 114 novos eventos inseridos na plataforma, o que representa crescimento de 29,5%.

Disponível para consulta pública no site do MinC, o Mapa reúne informações sobre eventos literários realizados em todo o país e segue aberto para novos cadastros. A iniciativa tem como objetivo organizar, dar visibilidade e fortalecer a cena literária brasileira, contribuindo para o acesso ao livro, à leitura e à literatura em diferentes territórios.

“O marco de 500 eventos registrados no Mapa dos Eventos Literários do Brasil indica uma cena literária aquecida no país, uma vez que o evento – sejam eles feiras, festas, festivais e bienais, sejam clubes de leitura, saraus e slams – implica todos os agentes do universo da leitura, ao promover encontros de autores, mediadores, editores e livreiros no sentido de se promover a literatura produzida no Brasil e formar leitores por meio das diversas atividades incluídas na programação”, afirma Igor Ximenes Graciano, coordenador-geral de Livro e Literatura.

Entre os eventos cadastrados, a maior parte corresponde a feiras, festas e festivais literários, que somam 468 registros, equivalente a 93,6% da base. A plataforma também conta com 15 saraus, 15 clubes de leitura e dois slams.

Para Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, o crescimento do Mapa reflete o fortalecimento do setor e o aumento do interesse por livros e literatura no país.

“O Brasil tem percebido um grande crescimento no número de eventos literários, o que demonstra um interesse cada dia maior em livros e literatura no nosso país. Isso tem a ver com políticas públicas, como as de livro e leitura, e o aumento do financiamento pela Política Nacional Aldir Blanc, além da Rouanet. Eventos literários cumprem um papel não apenas comercial de venda de livros, como geram também, por meio de seus formatos, um desejo pela leitura e a literatura”, destaca.

Distribuição pelo país

Os estados com maior número de eventos cadastrados são São Paulo, com 73 registros; Rio Grande do Sul, com 71; Bahia, com 68; e Rio de Janeiro, com 58. Na distribuição por regiões, o Sudeste concentra 171 eventos, o que representa 34,2% do total. Em seguida, aparecem o Nordeste, com 161 eventos, equivalente a 32,2%; o Sul, com 102 registros, ou 20,4%; o Norte, com 39; e o Centro-Oeste, com 27.

Os dados também apontam que a maioria dos eventos literários cadastrados ocorre no segundo semestre. Ao todo, 343 eventos, ou 68,6% da base, estão previstos para esse período. Outubro e novembro são os meses com maior concentração de atividades, com 90 e 89 registros, respectivamente, seguidos por agosto, com 57, e setembro, com 55.

Outro dado relevante é o perfil de longevidade das iniciativas. A maior parte dos eventos cadastrados, 267 registros, realizou de uma a cinco edições, o que representa 53,4% da base e indica a presença expressiva de iniciativas recentes. Ao mesmo tempo, 157 eventos já realizaram ao menos 11 edições, demonstrando a existência de um circuito consolidado de atividades literárias no país.

Sobre o Mapa

O Mapa dos Eventos Literários do Brasil reúne, organiza e dá visibilidade a eventos literários de diferentes formatos, como feiras, festas, bienais, festivais, circuitos, saraus, clubes de leitura e slams. A ferramenta permite tanto a consulta pública quanto o cadastro de novas iniciativas por seus organizadores.

Além de conectar o público aos eventos, a plataforma funciona como um observatório da cena literária brasileira, contribuindo para o acompanhamento, a formulação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas.

Acesse o Mapa dos Eventos Literários do Brasil clicando aqui.