Em celebração ao Dia dos Aposentados(as), o SINPROESEMMA promoverá no 23 de janeiro de 2026, um encontro voltado para associadas(os) educação aposentadas(os). O evento acontecerá no Hotel Santos Dumont, no bairro São Cristóvão, em São Luís.
Confirme sua presença até dia 22/01, no número da secretária dos Aposentadas(os) 98 98442-3220. No dia do evento leve seu contracheque e documento de identificação com foto.
Com uma programação que integra política sindical, saúde mental e cultura, o encontro homenageará educadoras e educadores que dedicaram suas vidas à educação, deixando um legado fundamental para a sociedade. O tema central será os direitos e a qualidade de vida na melhor idade.
![]() |
| Professora Edna |
“Homenagear educadoras e educadores é reconhecer uma trajetória de luta e afirmar que a melhor idade também é tempo de dignidade, cuidado e valorização”, declarou, Edna.
Programação
A abertura do encontro está prevista para começar às 13h30. Logo em seguida, às 14h, será formada a Mesa de Abertura oficial. O momento contará com a presença do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; da secretária dos(as) aposentados(as), Edna Castro; da 1ª secretária dos(as) aposentados(as), Edenilde Carneiro; da 2ª secretária dos(as) aposentados(as), Socorro Silva.
E para garantir a representatividade da base, a aposentada Isméria terá assento na mesa, representando a categoria.
Saúde e Lançamento
Dialogando sobre “Valorização, direitos e viver bem”, às 15h, a palestrante convidada, a neuropsicóloga Luana Moscoso, abordará aspectos fundamentais da saúde mental e do envelhecimento ativo, trazendo uma perspectiva de empoderamento para as(os) aposentadas(os).
Na sequência, às 15h45, haverá o lançamento oficial da Revista Vitalidade. E para o encerramento do evento, às 16h terá um Coffee Break, proporcionando um momento de confraternização e troca de experiências entre os participantes.
O presidente do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, destacou que o diálogo sobre valorização, direitos e viver bem é parte essencial da luta sindical, especialmente quando se trata das(os) aposentadas(os). Segundo ele, cuidar da saúde mental, promover o envelhecimento ativo e fortalecer a autoestima dessa parcela da categoria é também uma forma concreta de reconhecimento e respeito.
![]() |
| Professor Raimundo Oliveira |
“O SINPROESEMMA segue comprometido em construir espaços de escuta, formação e acolhimento, reafirmando que as(os) aposentadas(os) são protagonistas da história e da luta em defesa da educação e dos direitos trabalhistas”, ressaltou Oliveira.





Protótipo do acelerador de prótons - Foto: Divulgação/CNPEM 


