quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hoje (25) é dia do Rádio. Dia 21 foi do radialista

25 de Setembro é dia do Rádio ...
Hoje é dia do Rádio mas dia 21 de Setembro foi dia do Radialista. 

O Blog homenageia todos os profissionais do Rádio e da Televisão que levam diariamente a informação, o entretenimento, o humor, o esporte, a música e muito mais a toda a sociedade.

Essa turma tem grandes responsabilidades ao lidar diariamente com públicos imensos e diversificados. 

Parabéns!


Segue abaixo Nota da Fitert ( Federação dos Radialistas) em homenagem aos profissionais do radialismo no Brasil.


NOTA DA FITERT

... 21 de Setembro é do Radialista
A Federação dos Radialistas parabeniza todos os trabalhadores em rádio e televisão pelo seu dia, comemorado em 21 de setembro. O radialista tem um papel fundamental na comunicação e na efetivação da democracia no Brasil. É através dos radialistas que o povo recebe informação, entretenimento, educação e arte, por isso a responsabilidade desses valiosos profissionais para com o povo é muito grande. “O radialista tem um papel social e transformador”.

É com muito orgulho que hoje chegamos à frente dos profissionais para dizer que começamos de fato a avançar nas conquistas das reinvindicações históricas da categoria, pois hoje encontram-se em andamento no Congresso Nacional vários projetos de lei que valorizam a profissão e os profissionais.

Há 69 anos, o presidente Getúlio Vargas editou um decreto no dia 21 de setembro que fixava um piso salarial para a categoria. Pela relevância histórica da data, é quando se comemora o Dia do Radialista.                             

Muitos pensam que o radialista é o apenas o locutor que fala no rádio, porém, a categoria está nas televisões abertas, por assinatura e na web, além das rádios, produtoras e empresas dubladoras. Os radialistas também atuam na administração, produção e técnica. A atividade de produção está dividida em autoria, direção, produção, interpretação, dublagem, locução, caracterização e cenografia. 

FITERT é a nossa Federação

Nas atividades técnicas estão direção, tratamento e registros sonoros, tratamento e registro audiovisuais, montagem e arquivamento, transmissão de sons e imagens e revelação e copia de filmes. Mas não podemos esquecer o pessoal que trabalha na administração de uma empresa do ramo (nos departamentos de pessoal, como auxiliares de escritório, motoristas e até quando seguranças e pessoal de limpeza são contratados pela rádio ou televisão estes trabalhadores também fazem parte da categoria, apenas não é obrigatório o registro profissional).

São Paulo, 23 de setembro de 2014.

Diretoria colegiada da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão – FITERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário