![]() |
Durante audiência foram discutidas parcerias para a popularização da ciência no Maranhão |
O governador Flávio Dino e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonhatan Almada, receberam nesta segunda-feira (16), no Palácio dos Leões, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Dr. Victor Pelegrini. Na pauta do encontro, a construção de parcerias para a popularização da ciência no Maranhão.
Também participaram da reunião a filha do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Renato Archer, Alexandra Bayma Archer, e os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec e Fábio Palácio.
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi inaugurado em 1982 e, desde então, atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. O Centro tem intensa interação com a comunidade acadêmica no desenvolvimento e incentivo de pesquisas.
No encontro, o governador Flávio Dino ressaltou que o Maranhão, sob sua gestão, tem priorizado o desenvolvimento da pesquisa e extensão na área da ciência. Como resultado prático, ele destacou a duplicação de concessão de bolsas de incentivo a pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e a implantação dos Iemas (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), projeto pioneiro no estado.
O secretário da Secti enfatizou que o Governo do Maranhão, hoje, desenvolve uma série de ações que são inspiradas em iniciativas do CTI, como a ‘Escola de Programação e Jogos’. “Essa parceria com o CTI é importante no sentido de propor um programa de popularização da ciência similar ao que o Centro já desenvolve no Brasil”, realçou Jonhatan Almada.
Para Victor Pellegrini, o que se percebe no Maranhão é uma grande ênfase na disseminação da educação, sobretudo na disseminação na ciência. “Nós temos uma discussão já há alguns anos sobre essa questão de divulgação da ciência, um projeto que nós chamamos de Rolezinho da Ciência lá em São Paulo, e, assim como também no Ceará, a gente fez alguns eventos. Estamos discutindo com o Maranhão a possibilidade de se integrar aos projetos que tem aqui, que já são reconhecidos nacionalmente”, sublinhou.
Homenagem a Renato Archer
Destaque nacional na área de ciência e tecnologia, o maranhense Renato Archer, que faleceu em 1993, com 76 anos, recebeu uma série de homenagens do Governo do Estado, como: o nome do prédio sede da Secti-Fapema-Iema; a medalha de mérito científico-social, a ser entregue em julho para pesquisadores de destaque no Maranhão; e o relançamento do livro sobre sua passagem como ministro de Ciência e Tecnologia.
Para Alexandra Bayma Archer, filha de Renato, a coisa mais importante para o seu pai sempre foi o acesso à educação, sobretudo aos que mais precisam. “Ter um prédio científico com o nome do meu pai foi o maior presente que o governador podia ter me dado. Isso teria sido pra ele quase causa de vida”, exaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário