Educadores da rede municipal de São José de Ribamar se reuniram, no sábado (19), na Escola Municipal Humberto de Campos, no centro, com o prefeito eleito da cidade Luís Fernando (PSDB).
O evento, organizado pelo Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) em São José de Ribamar, debateu as demandas da educação e encerrou com a entrega de uma carta-compromisso ao futuro gestor.
Na abertura, a coordenadora do núcleo do Sinproesemma e secretária de Comunicação, Ilza Maria, explicou que a entrega da carta-compromisso, que trata do cumprimento da lei do piso, da gestão educacional e da oferta de concursos, é uma iniciativa para levar ao futuro prefeito os principais anseios da categoria.
Para Ilza, o comprometimento do gestor com as orientações dos educadores facilitará não apenas o relacionamento da categoria com o Executivo, assim como contribuirá para a oferta da qualidade da educação, a partir de ideia propostas por quem está dentro das salas de aulas.
“O que nós queremos é qualidade da educação para os nossos jovens, porque o que faz um país é a educação. Não se tem um Brasil desenvolvido a não ser pela educação”, explicou a coordenadora do núcleo do Sinproesemma em Ribamar e secretária de Comunicação, Ilza Maria.
Contra os retrocessos
A vice-presidente do Sinproesemma, Benedita Costa, afirmou que a carta-compromisso, além de buscar garantir as atuais conquistas, também visa proteger os educadores dos retrocessos que estão sendo promovidos pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB). Entre as medidas, Benedita elencou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que congela os gastos públicos por 20 anos, e a retirada da exigência de licenciatura para o ingresso na rede pública.
“Não precisa mais passar quatro anos na universidade. Basta ter o notório saber para ser professor. Isso é o cúmulo’, criticou Benedita, recomendando que o prefeito eleito não faça a adesão às novas orientações do governo federal.
Compromisso assumido
Durante o recebimento da carta-compromisso, Luís Fernando se comprometeu orientar a sua gestão a partir dos pontos apresentados pelos educadores, ressaltando o diálogo para enfrentar os desafios da educação. Para o futuro gestor, que já foi prefeito da cidade, a educação é uma das áreas mais importantes da gestão pública e é a principal cobrança da sociedade.
“Toda vez que nós investimos no professor, nós estamos atendendo a uma demanda social, sobretudo de qualidade’, afirmou Luís Fernando.
Ao final do evento, o prefeito, os dirigentes sindicais e os demais educadores posaram para uma foto simbólica, que marcou o recebimento da carta-compromisso.
Fonte: SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário