O Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Apoio às Vítimas (Ceav), vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), informa que disponibilizou equipe multiprofissional para atendimento à família de Alanna Ludmilla, de 10 anos, encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (3), em terreno ao lado da residência da mãe da vítima, no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar.
Desde o início da manhã, a equipe do Ceav, composta por assistente social, advogado e psicólogo, está na casa da família aguardando os procedimentos da perícia do Instituto de Criminalística (Icrim) e da Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção às Pessoas (SHPP), para orientações adequadas no atendimento e assistência jurídica, psicológica e social.
O apoio aos familiares da vítima é um serviço fundamental do Estado na garantia do acolhimento e orientação institucional em situações de violência ou violação de direitos humanos, de acordo com as necessidades da família, como esclarecimentos e auxílio jurídico no processo de investigação criminal, apoio psicológico e até mesmo ajuda econômica para despesas funerárias, caso a família não tenha condições socioeconômicas.
Segundo informação da Prefeitura de Paço do Lumiar, cinco delegados continuam trabalhando nas investigações, bem como a Polícia Militar, e a Prefeitura acompanha a continuidade das diligências com o objetivo de solucionar judicialmente o crime. O Centro Estadual de Apoio às Vítimas já acionou também o conselho tutelar para realizar um apoio conjunto sobre o caso.
E para que outras violações de direitos humanos não aconteçam, a Sedihpop tem orientado a população a não divulgar ou compartilhar informações que possam gerar boatos, comprometer as investigações e provocar incitação ao crime de ódio e outras violências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário