terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Prefeitura de São Luís amplia atendimento a alunos com altas habilidades ou superdotados


As atividades no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS) tiveram início nesta terça-feira (20) com uma palestra voltada para novos alunos e veteranos. Administrado pela Prefeitura de São Luís, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o núcleo que atendia 60 alunos no ano passado passará a desenvolver este ano atividades com cerca de 150 estudantes. A ampliação do número de atendimento segue determinação do prefeito Edivaldo. 
O NEECAHS, localizado na Rua de Santana, no Centro, atende crianças de 7 a 14 anos. O espaço conta com sala de artes e jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, biblioteca, sala de informática e salas para o mapeamento dos interesses dos estudantes. O objetivo do núcleo é, por meio de metodologias e estratégias pedagógicas, identificar e confirmar interesses e potencialidades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação.
Com o início das atividades e a ampliação do atendimento, a proposta da palestra é orientar as crianças acerca do funcionamento do núcleo, dos projetos desenvolvidos e dos avanços já obtidos. "A ideia é acolher os alunos da melhor forma possível e aproveitar o momento para mostrar a eles como podemos contribuir para que possam aperfeiçoar suas habilidades", explicou uma das coordenadoras do NEEHCAHS, Sandreliza Pereira.
A palestra apresentou aos alunos as atividades desenvolvidas no núcleo, que envolvem atividades de exploração, como passeios e entrevistas; de treinamento, como oficinas e outras formas de capacitação; e de investigação de problemas reais, com a realização de pesquisas, elaboração de projetos e outros produtos que resultem do trabalho que os estudantes realizam no espaço.
Durante o primeiro dia de atividade, os alunos conheceram a estrutura do núcleo e alguns dos projetos que foram desenvolvidos pelos estudantes, como a coletânea de histórias "Fortuna do Céu", lançada em 2017, na 11ª edição Feira do Livro. "Eu gostei muito de participar desse livro. No dia do lançamento, fiquei tão emocionada que chorei", contou Isabelly dos Santos, 8 anos, autora da história "A menina que não gostava de ler".
Além da palestra, as primeiras atividades do núcleo incluem o mapeamento de interesses, realizado especialmente com os novos alunos. É por meio desse trabalho, que os facilitadores do núcleo identificam as habilidades dos estudantes e os direciona para as áreas de interesse, chamadas de Áreas de Inteligências Múltiplas, são elas: Artes, Verbal Linguística, Psicomotora, Naturalista e Lógico-matemática.

Fabrício Rocha, 11 anos, é um dos alunos que serão avaliados durante a aplicação do mapa de interesses. "Aqui, eu espero desenvolver ainda mais as minhas habilidades, principalmente na área da robótica e da programação. Acho que as atividades vão me ajudar muito", disse o estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro.
  PARCERIA
Por meio de uma parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS) recebeu um nesta segunda-feira (19), um kit para aperfeiçoamento das atividades na área da robótica.

O equipamento contribuirá para fortalecimento do projeto "Tecnologia Criativa", do Grupo de Enriquecimento da área Lógico-Matemático. A parceria inclui a realização de oficinas com os alunos para o uso adequado do kit e o compartilhamento do laboratório do IEMA, para que os estudantes possam desenvolver suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário