Depois que as aulas presenciais foram suspensas por conta do novo coronavírus, as escolas da rede estadual tiveram que se adaptar e buscar alternativas para que os estudantes continuassem aprendendo sem sair de casa. O Colégio Militar 2 de Julho, Unidade Vila Palmeira, vem utilizando recursos oferecidos pela tecnologia da informação e comunicação, ambientes virtuais pedagógicos e outras ferramentas para garantir a aprendizagem de seus estudantes.
Com a ajuda de coordenadores e técnicos, a escola criou a plataforma ead.cmcb2dejulho.com.br para auxiliar os estudantes na apreensão do conhecimento, durante o período da quarentena. Por meio do recurso tecnológico, foram cadastrados, inicialmente, os estudantes do 3° ano e os professores, que gravaram videoaulas e postaram materiais de apoio para o pré-vestibular com a inclusão de conteúdos referentes à produção textual.
Após o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) emitir a resolução Nº 94/2020, implementada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), possibilitando o ensino a distância para o ensino regular, a escola cadastrou os outros alunos, professores e todas as disciplinas. A escola já conseguiu alcançar 90% dos alunos e busca alternativas para assegurar que todos estejam inscritos na plataforma.
“É um sistema criado recentemente que por mais novo que seja, apresenta qualidades peculiares, uma delas é a proximidade do professor com o aluno mesmo diante do momento difícil que estamos vivendo. Os conteúdos são de fácil acesso e de total transparência, além disso, é um modo inteligente de usar a tecnologia disponível ao nosso favor”, revelou o estudante do 3º ano A, Maurício Rickelme.
Ellyel Bonfim Sousa Santos, do 7º ano A, ressaltou a importância do recurso tecnológico, utilizado pela escola para auxiliar na aprendizagem dos estudantes. “Está sendo ótima. É uma plataforma que nos permite administrar bem as aulas e videoaulas no dia a dia e, ainda, possibilita que todos tirem suas dúvidas por meio de fóruns agendados”, salientou.
O comandante Arnaldo Macedo, diretor Geral do Colégio Militar 2 de Julho, revelou que a maioria dos estudantes já foi cadastrada na plataforma e alegou que a escola tem enfrentado alguns obstáculos, devido o período de isolamento social, mas acredita que os esforços estão sendo compensados, na medida que as ferramentas utilizadas estão auxiliando no processo de aprendizagem.
“A escola já fez o cadastro de 1188 alunos, de todos os professores e das disciplinas na plataforma e providenciou as instruções por meio de tutorial on-line. Foi aberto um canal de comunicação para os pais e alunos se manifestarem acerca de não poderem participar por falta de internet ou outro problema. Não está sendo fácil, contudo é muito gratificante contribuir com uma quebra de paradigmas”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário