sábado, 2 de maio de 2020

Iprev orienta servidores quanto a mudanças no requerimento de pensões

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) mudou a forma de solicitação de pensões por morte. Agora, o benefício precisa ser requerido por e-mail. A medida é parte das ações do Iprev no sentido de resguardar a saúde dos servidores estaduais e do público atendido pelo Instituto. 

Para evitar aglomeração de pessoas e diminuir as chances de contágio pelo novo Coronavírus, o Iprev já havia suspendido, temporariamente, o atendimento presencial aos servidores e o recebimento de documentos em papel.

A partir de agora, para solicitar a pensão, é preciso enviar um email para o endereço atendimento.dprev@iprev.ma.gov.br, especificando, no título da mensagem, o tipo de benefício requerido – solicitação de pensão para viúvo ou solicitação de pensão para filho maior inválido, por exemplo. 

No corpo do e-mail, deve constar o nome completo da pessoa que está pedindo o benefício, o motivo da solicitação, o endereço e telefone para contato com o requerente, entre outras informações. O modelo completo da mensagem para solicitar o benefício está disponível no site do Iprev (www.iprev.ma.gov.br). 

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que a medida tem por motivo garantir o atendimento aos pedidos de benefícios previdenciários, dentro das precauções e cuidados com a saúde que o momento exige. “Com a confirmação dos primeiros casos do Covid-19 no Maranhão, suspendemos o atendimento presencial, mas também buscamos maneiras de garantir que o direito e os benefícios previdenciários de todos continuem a ser garantidos, com a máxima agilidade possível e sem prejuízo do rigor técnico” disse o presidente.

Mayco Pinheiro destacou ainda que a medida é transitória e que as equipes do Iprev trabalham, atualmente, no desenvolvimento de um sistema próprio para o requerimento de pensões, o que tornará o processo mais rápido e simples. 

DOCUMENTAÇÃO

Para que o pedido de pensão seja analisado, é preciso anexar no email todos os documentos necessários. A lista completa dos documentos necessários em cada caso está disponível no site do Iprev. Também é possível entender o fluxo processual e saber o caminho percorrido pelo requerimento, desde a solicitação do benefício até o deferimento e inclusão na folha de pagamento do Estado. 

A pensão é um benefício previdenciário pago quando o servidor falece deixando pessoas que dele dependiam economicamente, como cônjuge ou companheiro, filhos menores de idade, filhos maiores inválidos ou pais inválidos. 

Para esclarecer dúvidas, o Iprev também disponibiliza aos servidores os telefones (98) 4141 9801, da Central de Atendimento; e (98) 98443 0163, específico para tratar de questões referentes a aposentadorias e pensões. O horário de atendimento ao servidor nesses canais é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

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