Os trabalhos sobre o Rio Pericumã exigem um alto controle das equipes de engenharia, que executam um projeto em um solo mole, com interferência de maré. Após finalizada, a ponte vai conectar São Luís ao Litoral Ocidental e diminuir o deslocamento em mais de 100 quilômetros. Moradores das cidades de Bequimão, Central, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico, Cedral, Guimarães e Mirinzal são diretamente beneficiados com a nova estrutura.
Em Santana do Maranhão, a Ponte do Magu, os trabalhadores realizam manobras importantes para garantir a chegada dos materiais até o canteiro de obras. A logística para transportar os materiais acontece pelo Riacho Magu e mostra a importância da execução da obra para quem mora na região. Atualmente as equipes estão concluindo montagem da estrutura de ferragem para recebimento do concreto. Em breve, a obra será finalizada e entregue para a comunidade. A Ponte sobre o Rio Flores, interligando Lajeado Novo até Porto Franco, também está em andamento, e com previsão de finalização. Outra obra também aguardada pela população, é à ponte em São Félix de Balsas, que após as liberações ambientais e marítimas, terá suas obras efetivamente iniciadas nos próximos dias.
Clayton Noleto, secretário de Estado da Sinfra, destaca a importância da continuidade das obras rodoviárias, mesmo durante a crise sanitária, e como a chegada de cada obra representa mais desenvolvimento para cada município. “Nós vemos que, em muitos casos, as cidades estavam isoladas de grandes pólos, o que encarece a chegada de insumos, produtos e dificulta os investimentos. Com a finalização e a entrega da construção das pontes, os municípios terão acessos rápidos, aumentando a conexão com outras regiões, dando mais perspectivas para geração de novas potencialidades em cada município”, disse.
Corredor de Ligação
Em São Luís, o corredor de ligação da MA-201, também é uma importante obra que vai desafogar e melhorar o fluxo de trânsito na região. As equipes trabalham de segunda à segunda, para o reforço de solo mole, instalação de geogrelhas, para maior garantia e segurança no aterro das cabeceiras, ao lado da MA-201, concretagem das alas e cortina da cabeceira do lado do Pátio Norte. Para quem precisa se deslocar entre o Maiobão e o Cohatrac a nova rota vai diminuir a rota entre os dois bairros vizinhos e que interligam mais de 200 mil pessoas que moram na região.
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