terça-feira, 18 de agosto de 2020

Marinelton dos Santos Cruz recebe homenagens do PCdoB, Governo do Maranhão, UNEGRO e de amigos

O jovem Marinelton na foto com o que demore acreditou

O Partido Comunista do Brasil publicou Nota homenageando e também lamentando o falecimento do pesquisador e ambientalista do PCdoB maranhense Marinelton dos Santos Cruz.

O partido destaca a trajetória do militante e suas preocupações com "o meio ambiente e os povos da Amazônia".

Abaixo a íntegra da Nota do PCdoB:

NOTA DE PESAR - Marinelton Santos Cruz

"O PCdoB/MA lamenta profundamente o falecimento do servidor Marinelton Santos Cruz, que ocorreu na manhã de segunda-feira (17).

Membro do PCdoB, Marinelton era ambientalista, fotógrafo e historiador autodidata. Como legado, deixou muitas publicações de sua autoria sobre o meio ambiente e os povos da Amazônia maranhense.

O Partido se solidariza com os familiares e amigos de Marinelton, que sempre lembrarão da sua defesa ao meio ambiente, cultura e direitos da população negra e quilombola.".


Quem também publicou Nota lamentando o falecimento de Marinelton dos Santos foi a Secretaria da Igualdade Racial do Maranhão.

A Nota da Secretaria destaca que Marinelton deixa legado "na defesa do meio ambiente, da cultura e dos direitos da população Negra e quilombola.".

A União de Negros e Negras pela Igualdade UNEGRO, também publicou Nota lamentando o falecimento de Marinelton.

Amigos de longa data também expressaram suas condolências diante da perda. 

O professor Júlio Pinheiro que milita com Marinelton desde a juventude e hoje é presidente do PCdoB em São Luís disse: "Lamentar muito a perda de um amigo. Conheci Marinelton em 1986.". 

O jornalista Ribamar Praseres disse: "Hoje (17/8/2020) perdemos um grande amigo, e o PCdoB um camarada valoroso, fiel à causa, inteligente e estudioso do marxismo.

Nos últimos anos, se dedicava a estudar as comunidades tradicionais e o meio ambiente das Reentrâncias Maranhenses.

Comigo, e mais alguns companheiros e companheiras, compôs a primeira diretoria da União da Juventude Socialista (UJS) eleita no Maranhão, em 1986.".

Dilermando Tony, que militou no Maranhão nos anos 70 e 80 quando presidiu o PCdoB no Estado, conviveu com Marinelton e disse "pesaroso": "Fico muito pesaroso ao tomar conhecimento do falecimento de Marinelton, velho e fiel militante comunista no MA. Meus sentimentos a todos os seus camaradas e familiares.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário