quinta-feira, 19 de novembro de 2020

GOVERNO DO MARANHÃO REALIZA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO TÉCNICA DO CADÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, realizou uma reunião de avaliação do trabalho realizado em 2020 e discutiu os principais pontos para construção do plano dos 100 dias de 2021.

Mais de 20 representantes da equipe do Comitê Gestor Intersetorial do Programa Bolsa Família, entre técnicos da Sedes, Seduc e SES, participaram do encontro realizado no auditório da Sedes. O ponto de partida da reunião foi o planejamento e avaliação do programa Bolsa Família e também ocorreu a prestação de contas do ano de 2020, uma vez que, mesmo em tempos de pandemia, todas ações e metas impostas pelo Ministério, foram cumpridas pela Secretaria.

Com relação a construção do plano de 100 dias, a Sedes organiza uma agenda técnica para o cumprimento das instruções de recepção aos novos gestores, tanto para os novos prefeitos quanto os prefeitos reeleitos para evitar a suspensão de atendimento das famílias beneficiárias pelos programas nos municípios.

“É competência da Secretaria do Desenvolvimento Social enquanto órgão gestor do Programa Bolsa Família garantir que os serviços de atendimento e informação à população beneficiária de programas sociais do Estado não parem, mesmo nesse período de transição. Os municípios não podem ficar sem acessar os sistemas de gerenciamento, tanto do benefício quanto também do cadastro único, dessa forma, as decisões devem ser tomadas logo de início gestão”, explicou secretária adjunta de Renda e Cidadania (Sarc) da Sedes, Ana Gabriela Borges.

A reunião, que teve a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), abordou temas como a importância do cadastro único para a população brasileira, caixa econômica, benefícios específicos, bolsa família, auxilio emergencial, BPC, acompanhamento da educação, cumprimento do calendário vacinal, entre outros.

A secretária adjunta, Ana Gabriela, destacou também que mesmo com a pandemia, todas as ações dentro da secretaria foram cumpridas. “Mesmo em um momento difícil em que o mundo vive, foram cumpridas todas as metas que Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu às secretarias estaduais. A Sedes capacitou mais de 3000 profissionais para operacionalização do sistema do CadÚnico. Esta reunião foi só a primeira de avaliação para a construção do plano de 100 dias, ainda será preparado todo o kit de instrumentais e procedimentos que serão implantados a partir de 19 de janeiro”.

Próximas ações

Para recepção de novos secretários e prefeitos eleitos será feita uma reunião de forma virtual. Já para os prefeitos reeleitos será entregue um diagnóstico da avalição com um recorte histórico dos 4 anos de gestão e proposições de implementação para definição de novas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário