domingo, 25 de julho de 2021

Presidente do SINPROESEMMA Professor Raimundo Oliveira avalia como uma vitória gigante da sociedade os protestos em todo Brasil por vacina e pelo Fora Bolsonaro"

Dirigentes do SINPROESEMMA presentes no Ato 

Na manhã de Sábado (24)a capital maranhense São Luís amanheceu com a presença de centenas de manifestantes nas ruas. O motivo era a mobilização em protesto nacional contra as omissões criminosas (como confirmam as investigações da CPI da Covid no Senado) do governo do atual Presidente da República Jair Bolsonaro.

Manifestantes tomaram as ruas do Centro ...

Na crista dos protestos a defesa de vacinas sem propina e/ou qualquer tipo de corrupção, por auxílio emergencial de 600,00, por educação e saúde públicas e Fora Bolsonaro além de pautas mais específicas de diversos de seguimentos sociais.

As reivindicações de acordo com os manifestantes seguem alinhadas aos mesmos sentimentos contidos nos mais de cem  pedidos de impeachment já protocolados na Câmara Federal com tipificação dos  inúmeros crimes e exigindo Fora Bolsonaro com a abertura de processo de impeachment no Legislativo. 


Uma das organizações sociais que participa da frente de mobilização é o SINPROESEMMA, que chegou cedo com sua Diretoria, que teve que se dividir pra acompanhar e participar de Atos não só em São Luís mas também em diversos municípios do Maranhão. 

... e desceram rumo à Avenida Beira Mar

Outras organizações também participaram da mobilização por meio da Coordenação estadual e que cumpriram papel decisivo na organização como as Centrais Sindicais, inúmeras organizações do movimento social, movimentos de igrejas católica e evangélica, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras rurais, sindicatos e a maioria que foi lá pra protestar com muita força pelas perdas de parentes e amigas que morreram na pandemia por não ter antecipado compra de vacinas. 

Muitos coletivos, grupos sociais e pessoas que perderam familiares e amigos para a Covid 19 carregavam faixas e cartazes com palavras de dor e de denúncia

A criatividade foi uma das marcas de muitos que compareceram para protestar. 
Muita gente foi ao ato e levou toda a família. Isso mostrou que é o conjunto da sociedade que protesta e não apenas os sindicatos ou partidos políticos.


Adultos idosos, crianças, homens, mulheres, participaram com a atenção de passar a mensagem que o ato de rua manifestava por meio dessas pessoas o sentimento do #ForaBolsonaro e do antibolsonarismo. E essa revolta estava estampada na face de todas que ali estiveram ou passaram pra dar apoio. 

Presença cada vez maior e mais organizada de cidadãos evangélicos

A presença casa vez maior de cidadãos e cidadãs evangélicos é vista com muita alegria, e tida como favorável ao aumento da unidade democrática. 

Os grupos de estudantes, capoeiristas, regueiros, o movimento negro organizado por meio de entidades como a UNEGRO, com bandeiras, faixas, cartazes, e muita disposição, gritavam e cantavam palavras de ordem como "Ai. Ai, Ai, Ai. Ai, Ai, Aí, Ai, Ai, Ai, Ai.  Se empurrar o bozo cai", e "Fooora Bolsonaro!" concentraram na Praça Deodoro e em seguida saíram em caminhada até a Avenida Beira Mar 

Manifestantes na Avenida Beira Mar 

Durante o trajeto líderes populares, dirigentes Sindicais, estudantis, de organizações da sociedade, de coletivos, e outros, utilizavam os carros de som para informar e denunciar a situação atual do país e a necessidade de unidade do povo contra o bolsonarismo.

Toda a movimentação deu certo e com muita unidade conseguiu chamar a atenção da sociedade e fazer a denúncia consequente dos crimes do governo governo federal contra o Brasil e o povo. O principal gira em torno da omissão das vacinas. Um crime contra saúde da população em nível nacional. 

Presença marcante de mulheres

O Presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira avalia que foram muito positivas às manifestações que ocorreram em todo o Brasil. O Maranhão também deixa seu recado. E consideramos vitoriosa toda a movimentação deste sábado 24. Vamos seguir juntos nessa mesma jornada. Pensando sempre em defender o Maranhão e o Brasil aí lado dos trabalhadores e das trabalhadoras.".

A Diretora de Aposentados do SINPROESEMMA Professora Edna Castro também presente no ato ao lado de outras diretoras destacou a luta da sociedade ao falar para o Blog.

"Estamos em uma luta constante, respeitando os protocolos sanitários, por vacina sem corrupção, por educação, por nossos direitos e os da sociedade. Nós da educação estamos juntas às demais categorias profissionais e movimentos sociais que também dizem em alto e bom som: Fora Bolsonaro.", reafirma a professora e dirigente do SINPROESEMMA. 

A Coordenação Nacional de mobilização informa que seguem os preparativos já para a próxima atividade de rua. Logo deve anunciar a data da nova atividade em todo o país e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário