Aluna da UI Governador José Murad participa da Avalição de Fluência na escola.
(Fotos: Antônio Martins)
De forma inédita, escolas públicas maranhenses estão realizando desde o dia 3 de setembro, a Avaliação de Fluência em leitura, destinada a mais de 90 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas dos 217 municípios maranhenses. A avaliação testará a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto. Entre os objetivos específicos da ação está o de conhecer os diferentes perfis de leitores, bem como algumas estratégias para a melhoria das práticas pedagógicas de leitura.
Em São Luís, diversas escolas já iniciaram o processo avaliativo, entre essas escolas estão duas escolas da rede pública estadual: a Unidade Integrada Governador José Murad e o Centro de Ensino Fundamental Bilíngue Integral do Maranhão, que realizaram a avaliação nesta sexta-feira (10), com mais 50% dos estudantes presentes. Para a gestora geral da UI Governador José Murad, Glória Rosane, a Avaliação de Fluência ajudará no desenvolvimento de ações para transformar a vida dos estudantes.
“A Avaliação de Fluência em leitura é importante para a vida escolar de cada um de nossos alunos, porque tem como objetivo aferir o seu desempenho, por meio da leitura de palavras e textos. Com esses resultados da avaliação, iremos desenvolver ações para melhorar o nível de leitura e escrita desse aluno, para que ele tenha uma leitura fluente e esses fatores são significativos para o seu futuro e para toda a sua vida. A ação é muito boa e merece o nosso reconhecimento”, destacou.
A professora do 2º ano do Ensino Fundamental da UI Governador José Murad destacou a importância dos processos avaliativos para melhorar a educação no estado. Inicialmente tivemos as avaliações do SEAMA, começamos com provas das disciplinas Português, com provas objetivas; e Matemática, abordando raciocínio lógico. Esta semana iniciamos com a Avaliação de Fluência para observar o nível de leitura em que o nosso aluno se encontra, para diagnosticar, avaliar o aluno e, consequentemente, planejar novas estratégias de ensino, a partir desse diagnóstico”, expressou.
A Avaliação de Fluência tem como objetivo realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que estarão envolvidos, direta ou indiretamente, com a avaliação no estado e municípios, além de servir como possibilidade de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.
No Centro de Ensino Fundamental Bilíngue Integral do Maranhão, 70 alunos participaram da Avaliação de Fluência em Leitura. A gestora geral, Ingrid Costa, falou dos processos avaliativos que estão acontecendo na escola e destacou que a avaliação apontará caminhos para minimizar os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus.
“Realizamos duas avaliações importantíssimas hoje na escola. De manhã, aconteceu a Avaliação de Fluência em leitura e à tarde fizemos a avaliação do SEAMA nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações são importantes, neste momento, principalmente, porque as crianças estavam fora da sala de aula e a gente quer um diagnóstico mais preciso para saber onde a gente tem que intervir e minimizar qualquer prejuízo que tenha sido causado pela pandemia”, ressaltou.
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