Um espaço destinado à saúde dos idosos, com diversas especialidades médicas e exames, além de transporte gratuito para os tratamentos e ambiente acolhedor. A Policlínica do Idoso, primeira do Maranhão e construída pelo Governo do Estado, vem fazendo a diferença nos tratamentos de saúde deste segmento. O equipamento fica no bairro Liberdade e representa um marco nas ações de atenção à saúde da pessoa idosa no estado. Um presente a esta parcela da população, nos 409 anos da capital.
“Com a Policlínica do Idoso, o Governo garante o acesso ao Sistema Único de Saúde com dignidade e condições adequadas. Essa é a marca da gestão do governador Flávio Dino, que prioriza a inclusão, o acesso e o direito com qualidade a todos os maranhenses. Sem dúvidas, um presente de muito respeito aos nossos idosos, nestes 409 anos de São Luís”, frisou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula.
A Policlínica do Idoso reforça o conjunto de ações do Governo, com o objetivo de tornar o serviço de atendimento à pessoa idosa mais humanizado, qualificado e diversificado. Pioneiro e diferencial, a unidade realiza cerca de dois mil atendimentos por mês. Desde que foi entregue pelo Governo do Estado, no final de junho, a Policlínica do Idoso contabiliza 29,3 mil atendimentos realizados, destes, 8.680 foram consultas.
Em sua estrutura conta com seis consultórios, sala para procedimentos odontológicos e serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia, clínica geral e odontologia.
O agendamento pode ser feito no site ou aplicativo do Procon; presencialmente nos Vivas (Shopping da Ilha, Beira Mar, Pátio Norte Shopping, Golden Shopping, Terminal do São Cristóvão e Viva BR – Distrito Industrial); ou pelo Disque Saúde, no número 3190-9091. A unidade funciona das 7h às 19 horas.
A Policlínica do Idoso faz parte do projeto PAC Rio Anil e sua implantação é fruto da parceria entre as secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), da Saúde (SES) e de Governo (Segov).
Transporte gratuito
Outro serviço integrado à unidade é o transporte gratuito para os idosos. Eles podem contar com transporte do Terminal da Integração da Praia Grande até a unidade de saúde.
A Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) disponibiliza uma van do Serviço Travessia para fazer o translado com segurança, eficiência e sem custos para o beneficiado. A extensão desse projeto é uma determinação do governador Flávio Dino e vai facilitar o acesso de idosos a um atendimento médico de qualidade. O transporte funciona de segunda-feira a sexta-feira, com horários pré-definidos.
Policlínicas
O Governo do Estado entregou à população maranhense um total de 11 Policlínicas, entre elas, a exclusiva ao idoso. Juntas, as unidades da rede somaram 1,9 milhão de atendimentos realizados, nas cinco unidades da capital e nas dos interiores. O número expressivo corresponde aos atendimentos ambulatoriais, de internação e os agendamentos.
Há Policlínicas em São Luís (nos bairros Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Cohatrac); e nos interiores (Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Lago dos Rodrigues, Barra do Corda e Açailândia).
Na lista de especialidades, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, gastroenterologia, dentre outras; atendimento ao diabético; e Serviço de Apoio ao Diagnóstico, com exames de imagens e laboratoriais; exames cardiológicos.
Com a rede de Policlínicas, o Governo do Estado ampliou, em mais de 70%, o acesso a especialidades médicas diversas, alcançando as principais regionais do Maranhão. E ainda zerou a busca por especialidades como ortopedia, neurologia e cardiologia, que são muito procuradas e, agora, oferecidas também na rede.
As marcações podem ser realizadas pelo Disque Saúde, no (98) 3190-9091; presencialmente nos guichês do Procon/Viva; e no site ou no aplicativo Procon/MA. É preciso ter o RG, o cartão do SUS e o encaminhamento para a consulta ou exame (exceto para clínica geral, ginecologia e pediatria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário