Reportagem do jornal Valor Econômico, desta segunda-feira (11), mostra que o Maranhão é um dos estados que mais ampliam investimentos públicos em obras e serviços. No acumulado deste ano, o aumento nesses investimentos foi de 111%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A elevação se reflete em mais estradas, hospitais, parques, praças, atendimento na saúde, segurança e outros serviços entregues desde janeiro.
O Maranhão é o terceiro estado que mais aumentou os investimentos. “Goiás, Alagoas e Maranhão estão entre os entes que mais aumentaram investimentos”, diz o jornal.
Os dados foram levantados pelo valor dos relatórios fiscais entregues pelos estados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
“Esse resultado é fruto de uma política fiscal responsável tendo como principal objetivo desenvolvimento social com políticas públicas de alto impacto, sem deixar de lado um alto índice de investimentos públicos mesmo nesses tempos de crise econômica e política que nosso país vem enfrentando, tudo isso sob a liderança do nosso governador Flávio Dino”, afirma a secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima.
O aumento dos investimentos é acompanhado da responsabilidade fiscal, para não gastar mais do se pode. Isso fica claro na recém elevação da nota da saúde fiscal do Maranhão pelo Tesouro Nacional.
A chamada Capacidade de Pagamento do Maranhão subiu para a categoria B. Além de ser um importante balizador para a União, a nota serve como chamariz para a atração de novos investimentos, além de passar credibilidade para sociedade, empresas, terceiro setor e agências de risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário