domingo, 7 de novembro de 2021

Maternidade Nossa Senhora da Penha retoma capacidade máxima de atendimento às gestantes do Itaqui-Bacanga


A Maternidade Nossa Senhora da Penha retomou, na quinta-feira (4), todos os serviços oferecidos às gestantes da área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve reformados o centro cirúrgico, as enfermarias, bem como a reativação do Programa Pequeno Maranhense.

“A Maternidade Nossa Senhora da Penha desempenha um importante papel na assistência materna e infantil. Com o retorno total dos serviços, as gestantes da área do Itaqui-Bacanga poderão se sentir mais tranquilas em realizar o atendimento integral perto de casa, isso tudo sem mencionar a melhoria na qualidade dos atendimentos, uma vez que o fluxo e a estrutura foram melhorados”, afirmou a superintendente de Assistência em Saúde da SES, Josélia Alves. 

Durante quatro meses, a maternidade passou por reforma estrutural e adequação de espaços. Entre os serviços realizados, estão a reforma do centro cirúrgico, as melhorias em sete leitos de enfermaria e três quartos para Parto, Pré-Parto e Pós-Parto (PPP), além de investimentos na administração e no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). 

Entre os principais investimentos, estão os quartos de PPP, uma vez que a Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em parto humanizado. Com as novas dependências, a possibilidade de um parto mais tranquilo e personalizado ganham nova face, reforçando a assistência completa para parto normal e cesáreo. 

Segundo a diretora geral da maternidade, Kellma Lucena, a estrutura é sinônimo de vida. “Sabemos da necessidade da unidade para a região e poder retomar as atividades só mostrou o quanto a presença dela é essencial. Além disso mostrou, também, o quanto o trabalho desempenhado pelos nossos profissionais carregam a marca do amor, por isso agradecemos ao Governo do Estado porque espaços como este fazem toda a diferença em uma gestão”, afirmou. 

Maternidade Nossa Senhora da Penha, área do Itaqui-Bacanga, em São Luís, retomou os serviços oferecidos às gestantes. (Foto: Márcio Sampaio)

A retomada dos serviços também celebrou a volta do Programa Pequeno Maranhense, ação do Governo do Estado, executada por meio de parceria entre a SES e o Instituto Acqua, empresa que administra a maternidade. Para cada criança que nasce na unidade, é doada uma bolsa com kit para os primeiros cuidados do recém-nascido, resultado do trabalho de estímulo ao pré-natal na Atenção Básica e oferta de orientações sobre gestação, parto e pós-parto. 

Marize Nascimento, 35 anos, grávida de 15 semanas, disse que a Maternidade Penha não é apenas uma maternidade, mas um espaço para o acolhimento e o amor. “Eu gosto muito daqui por causa do apoio psicológico. Digo isso porque tive uma gestação interrompida por conta de algumas complicações de saúde e o acompanhamento dado aqui está sendo importante para que eu não caia em depressão. Eu me sinto segura aqui, pois eu vejo amor através do tratamento”, compartilhou. 

Para Marize Nascimento, a Maternidade Penha é, também, um espaço para o acolhimento. (Foto: Márcio Sampaio)

Para Claudeci Cutrim, de 35 anos, grávida de sete meses, o retorno integral dos serviços da maternidade é uma alegria. “Eu descobri a Penha por meio de indicação de conhecidos. Gosto muito do atendimento dado aqui, não tenho o que falar. Sempre que preciso vir para alguma consulta de retorno me sinto mais confiante com a forma como sou recebida”, observou. 

Claudeci Cutrim afirmou que o retorno integral dos serviços da maternidade é uma alegria. (Foto: Márcio Sampaio)

Em seis anos de funcionamento, a Maternidade Nossa Senhora da Penha já realizou mais de 649 mil atendimentos entre cirurgias, consultas, internações, diagnóstico de triagem neonatal e planejamento familiar. Além de pré-natal, parto e consultas, a maternidade faz atendimento ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário