Após dois pré-lançamentos no Rio Grande do Sul, o Documentário DOUTOR ARAGUAIA – A história do médico João Carlos Haas Sobrinho chega agora no Maranhão, nas cidades de Porto Franco e Imperatriz.
Em destaque, a vida do brilhante estudante de medicina, natural de São Leopoldo/RS (1941), com sólida educação jesuíta, e que foi preso em 1964, só porque era presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Após concluir seu curso e com grande espírito de liderança, alinha-se à filosofia do PCdoB da época, torna-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco/MA e Xambioá/TO. Entre 1967 e 1972, salva centenas de vidas, sendo amado pelos camponeses – que sofriam com o regime de exceção – e por todos que com ele conviveram. Foi morto na região do Bico do Papagaio, na Guerrilha do Araguaia. A família continua na busca dos seus restos mortais – que nunca foram encontrados.
DOUTOR ARAGUAIA, chegou às telas em pré-lançamento no Rio Grande do Sul, nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Com uma recepção calorosa, os eventos reuniram mais de 300 pessoas, entre familiares, amigos, jornalistas, historiadores e tantos que lutam pelas causas democráticas.
Agora, a expectativa é também emocionar os amigos e pacientes do Dr. João Carlos em Porto Franco e Imperatriz – MA. Afinal, foi nessa região que o DOUTOR ARAGUAIA realizou o seu sonho de exercer a verdadeira medicina… mesmo que por um curto espaço de tempo.
Esta produção independente da TG Economia Criativa é dirigida pelo Documentarista Edson Cabral, com roteiro, pesquisas e argumento realizados em parceria com Sônia Haas, irmã do protagonista. Gravações foram realizadas nos Estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo – Tocantins, o documentário conta, também, com o apoio das Prefeituras de São Leopoldo/RS e Porto Franco/MA e com apoio institucional da Fundação Mauricio Grabois – FMG.
O diretor Edson Cabral e Sônia Haas, irmã de João Carlos Haas, estarão presentes.
Serviço:
Porto Franco, foi no dia 24 de novembro de 2024– Beira Rio, IEMA, às 18h30.
Imperatriz, dia 26 de novembro, às 19h30, no Auditório da UFMA, Centro.
Porto Franco, foi no dia 24 de novembro de 2024– Beira Rio, IEMA, às 18h30.
Imperatriz, dia 26 de novembro, às 19h30, no Auditório da UFMA, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário