A direção do Sinproesemma protocolou nesta sexta-feira, 10, a pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2025 na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). A direção do Sinproesemma já havia reunido com a secretária de educação, Jandira Dias, no dia 26 de dezembro de 2024, onde iniciou as tratativas sobre a Campanha Salarial 2025.
A pauta da Campanha Salarial de 2025 foi fruto de intenso debate entre a Diretoria Geral do Sinproesemma, que na última reunião para definição dos pontos a serem discutidos com o governo, em reunião virtual, realizado na quinta-feira, 9 de janeiro, estabeleceu 16 itens que abarcam valorização profissional, formação e qualificação dos educadores e infraestrutura de trabalho para os trabalhadores em educação do Maranhão.
Durante a reunião, os diretores enfatizaram sobre a recomposição salarial conforme a Lei n° 11.738/2008 estabelecida pela Portaria Interministerial do MEC/Fazenda de 6,27% de reajuste. Os diretores também ressaltaram a importância da correção da tabela salarial Professor III, respeitando o interstício de 5% entre as referências conforme reza o Artigo 30 do Estatuto do Educador.
Outro ponto de destaque foi quanto ao cumprimento da Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o pagamento retroativo do Piso Salarial Nacional do Magistério, dos anos de 2022 e 2023 não pagos na sua integralidade pelo governo do Estado do Maranhão, além da regulamentação e automatização das Progressões de acordo com o Artigo 18 do Estatuto do Magistério, além do reajuste do auxílio alimentação dos trabalhadores em educação.
Reunião da Diretoria |
A direção do Sinproesemma enfatiza também na pauta de reivindicação a necessidade urgente da realização de concurso público para todas as áreas da educação, incluído vagas para psicólogo e assistente social, bem como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo, assim como a criação na rede estadual o programa Prófuncionário e estendê-lo a todas as regionais e também implantar o curso de Tecnólogo em Processos Escolares para os funcionários de escolas, preferencialmente na modalidade de EAD.
O Sinproesemma está reivindicando também o reajuste da gratificação do Secretário Escolar no percentual de 70% sobre a gratificação da função de Diretor Geral, a descentralização do serviço de saúde para os hospitais regionais e conveniar clínicas/laboratórios e a regularidade das eleições diretas para gestor escolar da rede estadual, inclusive nos IEMA’S, Centro EducaMais, Escolas Indígenas e Quilombolas.
Uma outra exigência da direção do Sinproesemma é a transparência na aplicação dos recursos dos 40% dos Precatórios do Fundef destinados a estruturação das escolas e a destinação de 5% desse valor para os profissionais da educação não docentes.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, os desafios para 2025 são muito grandes e, por isso, a importância da união e engajamento de toda a categoria.
Presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira |
Para acessar a Pauta da Campanha Salarial 2025, clique aqui
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário