terça-feira, 30 de setembro de 2025

Uema promove Encontro de Matemática Pura e Aplicada em São Luís


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, de 29 de setembro a 3 de outubro, o Encontro de Matemática Pura e Aplicada (EMPA), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em São Luís. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições do Maranhão e de outros estados do país, em uma programação que contempla palestras, minicursos, mesas-redondas e comunicações científicas.



Na solenidade de abertura, estiveram presentes no dispositivo de honra o reitor da Uema, Walter Canales; o pró-reitor adjunto da PROG, Cláudio Eduardo de Castro; o pró-reitor adjunto da PPG, Fábio Figueiredo; a pró-reitora adjunta da Proexae, Camila Magalhães; o Chefe do Departamento de Matemática, Mauro Guterres Barbosa; o diretor do curso de Matemática, Antônio Magno Barros; e o professor José Vanterler da Costa Souza, representante da comissão organizadora do evento.

O objetivo do EMPA é promover o intercâmbio acadêmico, divulgar pesquisas na área da Matemática e estimular a formação de novos grupos de pesquisa. Além disso, o encontro busca ampliar a divulgação científica junto à sociedade maranhense e discutir estratégias para atrair novos estudantes e pesquisadores para o campo da Matemática.

A programação do evento inclui a participação de docentes convidados de universidades brasileiras, fortalecendo o diálogo entre diferentes instituições e aproximando estudantes de pesquisas de ponta na área. As atividades do primeiro dia contaram com palestras, comunicações científicas e minicursos ministrados por professores da Uema.



Para o reitor Walter Canales, “Este encontro é uma demonstração do compromisso da Uema com a ciência e a formação de qualidade. Reunir estudantes, professores e pesquisadores em torno da Matemática é fortalecer a pesquisa, estimular novas ideias e aproximar a universidade da sociedade maranhense. O EMPA é um espaço que contribui para a inovação e para a consolidação do Maranhão como um polo de produção científica.”

Com a realização do EMPA, a Uema reafirma seu compromisso com a promoção da ciência, da pesquisa e da formação acadêmica no estado, consolidando-se como espaço de debate, aprendizagem e inovação na área da Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário