sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Júlio Pinheiro defende, na UFMA, a educação no combate à pobreza

Júlio Pinheiro: "Somente a educação pode diminuir a pobreza"
“A educação pode reduzir a pobreza” foi uma das conclusões apresentadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, nesta quinta-feira (27), durante a palestra “Profissionalização Docente – Embates e Tensões”. 

O debate compõe a programação do VI Encontro de Educação do Maranhão, que ocorre durante os dias 26 a 28 de novembro no Auditório do Centro de Ciências Sociais, na Universidade Federal do maranhão (UFMA).

Ao público composto por estudantes de graduação, pós-graduação e docentes de várias universidades brasileiras, Júlio Pinheiro relatou a experiência de vida no relacionamento de mais de 25 anos na militância política. Para o dirigente, a educação é um dos principais meios de desenvolvimento social e econômico, por isso é atacada por setores conservadores que não querem a emancipação das camadas mais pobres.

Entre os problemas, Júlio Pinheiro cita a falta de valorização da carreira profissional e a precária estrutura das escolas públicas como empecilhos que dificultam a oferta da educação qualidade.  Esse fenômeno, segundo Pinheiro, gerou a “proletarização da docência“, que é uma forma de privilegiar a iniciativa privada e tratar a educação pública como produto e não como instrumento de cidadania e transformação social.

Apesar dos problemas, o sindicalista destacou algumas conquistas que só foram possíveis com a mobilização dos trabalhadores. “Tivemos imensos avanços, frutos da luta dos trabalhadores, um deles foi o piso nacional do magistério, que ainda está longe do ideal, mas diminuiu grandes distorções no país”, lembrou.

Além disso, Júlio Pinheiro chamou atenção dos participantes para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) que busca, nos próximos anos, equipar os salários pagos aos professores a média das remunerações de profissionais com nível superior, como advogados, engenheiro, entre outros. Segundo o dirigente, esse dispositivo possibilitará a maior valorização dos atuais trabalhadores e incentivará os jovens ao ingresso na docência.

Ao final do encontro, Pinheiro disse que, no Maranhão, somente a educação é capaz de retirar o estado dos últimos indicadores sociais. “Somente a educação pública de qualidade pode diminuir a pobreza e tirar o Maranhão dos indicadores que colocam nosso estado sempre entre os últimos do país”, concluiu.

Contribuição positiva

Na avaliação da professora do Departamento de Educação da UFMA, Maria Alice Melo, que foi a mediadora da palestra, as contribuições do presidente do SINPROESEMMA foram positivas porque permitiram o compartilhamento da situação da educação no meio acadêmico. “A intervenção do professor Júlio nos possibilitou, por meio do seu conhecimento da rede pública, ampliar o debate sobre a valorização do magistério”, afirmou.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário