São Luís atingiu 0,737, à frente de São Paulo, Distrito Federal e Curitiba |
Estudo
divulgado nesta terça-feira (25) revela que São Luís lidera o ranking de
acesso à Educação entre as regiões metropolitanas do país. As
informações fazem parte do novo Atlas do Desenvolvimento Humano nas
Regiões Metropolitanas Brasileiras, fruto da parceria entre o Programa
das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP).
São Luís está à frente de todas as 16
regiões metropolitanas pesquisadas. Na escala que vai de 0 a 1, sendo 1 o
valor mais alto, a capital maranhense atingiu o valor de 0,737, à
frente de localidades como São Paulo (0,723), Distrito Federal (0,701) e
Curitiba (0,701). O prefeito Edivaldo comentou os dados apresentados no
estudo e destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Município
para garantir a manutenção dos índices positivos.
Prefeito Edivaldo Holanda Jr |
“Uma das metas principais do nosso
governo é reforçar as políticas de democratização da educação, pois
estamos certos de que se fortalecemos as políticas públicas na área e
ampliarmos o acesso de crianças e adolescentes à educação,
possibilitamos um desenvolvimento integralizado e real à cidade. Além
disso, temos trabalhado para assegurar também melhores condições
estruturais e intensificado a qualificação de professores e das
metodologias pedagógicas que aplicamos em sala de aula”, disse o
prefeito Edivaldo.
A capital maranhense também aparece bem
posicionada no ranking que engloba todos os municípios brasileiros. A
cidade ocupa a 42ª melhor classificação entre as 5.565 cidades
abrangidas pelo levantamento, e o primeiro lugar entre todas as cidades
do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os valores relativos à educação foram
calculados com base na escolaridade da população adulta e também no
fluxo de jovens matriculados nas escolas, a partir de dados do Censo
Demográfico de 2010.
“Dois pilares são fundamentais para
garantir o acesso à Educação e a universalização do ensino: o
investimento na melhoria da estrutura física e a qualificação
profissional dos educadores. O prefeito Edivaldo tem investido nessas
duas frentes – tanto é que atualmente estamos com 30 pontos de
requalificação das nossas unidades de ensino e já oferecemos, ao longo
deste ano, mais de 1.400 oportunidades de formação para professores”,
explicou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Secretário de Educação Geraldo Castro |
O secretário ressaltou os investimentos
que estão sendo realizados para ampliar ainda mais o acesso à Educação,
como a abertura, no início do ano letivo, de 25 mil novas vagas nas
escolas da rede municipal e a entrega de 44 ônibus para o transporte
escolar da zona rural. Há ainda outros 20 veículos em fase de vistoria e
emplacamento, que aumentarão a frota atual para cerca de 70 ônibus e
microônibus.
A Prefeitura desenvolve ainda o programa
de Correção de Fluxo Escolar, executado através da Secretaria Municipal
de Educação, em parceria com o governo federal. O programa consiste em
assistência e reforço escolar às crianças que estudam em anos escolares
não-condizentes com a sua idade cronológica. O aprendizado por meio do
lúdico também é incentivado, com a visita a museus e espetáculos
teatrais. Está ainda em fase de discussão pelo corpo pedagógico das
escolas a Política Municipal de Alfabetização da Semed, definindo metas e
estratégias para garantir a alfabetização de toda criança até o 3º ano
do Ensino Fundamental – meta do governo federal.
“Todos esses aspectos tem influência
decisiva sobre o acesso e a permanência do estudante na escola. Nosso
objetivo é garantir a universalização do ensino fundamental, respeitando
as especificidades de cada estudante e oferecendo condições dignas de
trabalho aos professores”, concluiu Geraldo Castro.
AVALIAÇÃO GERAL
Na avaliação geral do estudo – que
considera três variáveis: renda, longevidade e educação – a Grande São
Luís está na décima colocação no Índice de Desenvolvimento Humano
Municipal (IDHM), pontuando com 0,755. O índice é classificado como
“Alto”, na Faixa de Desenvolvimento Humano cujos parâmetros numéricos
variam de 0,700 a 0,799 (“Muito Alto” vai de 0,800 a 1,000).
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