segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Cerimonial finaliza ajustes da solenidade de posse de Dilma

Presidenta Dilma ensaio de Cerimônial para a Posse 

Equipes de cerimonial do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Itamaraty finalizam os ajustes para a posse da presidente Dilma Rousseff na quinta-feira (1º). Após o ensaio realizado domingo (28), o Congresso Nacional apresentou a programação a ser seguida pela presidenta reeleita na cerimônia do compromisso constitucional, ponto alto da solenidade de posse, que acontece no plenário da Câmara dos Deputados. 



Após o percursos em carro aberto, os eleitos sobem a rampa do Congresso acompanhados dos chefes do 
cerimonial do Senado e da Câmara, margeados pelos Dragões da Independência. No alto da rampa, Dilma Rousseff e o vice-presidente reeleito, Michel Temer, são recebidos pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.



Já dentro do Congresso, caminham até o Plenário da Câmara dos Deputados e, no trajeto, se encontram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também deve compor a Mesa da cerimônia, ao lado dos eleitos e dos presidentes do Senado e da Câmara.

Parlamentares, líderes partidários e chefes de Estado convidados para a cerimônia estarão sentados nas cadeiras no Plenário, e os demais convidados, como embaixadores e membros de delegações estrangeiras, ficarão nas galerias.

Compromisso

Renan Calheiros abrirá a sessão e conduzirá os trabalhos para que a presidenta eleita e seu vice-presidente prestem o compromisso constitucional. São feitas a leitura e a assinatura do termo de posse, sendo então executado o Hino Nacional, pela Banda dos Fuzileiros Navais.

Após dar posse aos eleitos, Renan concederá a palavra a Dilma Rousseff, que fará um pronunciamento no qual deverá apontar as prioridades para seu segundo mandato.

Finalizada a cerimônia de posse, a presidenta segue para o gramado em frente ao Congresso e, como comandante-chefe das Forças Armadas, passará em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sendo ainda homenageada com uma salva de 21 tiros.

Dilma embarcará novamente no Rolls-Royce presidencial e seguirá para o Palácio do Planalto, para subir a rampa e se dirigir ao Parlatório. Como não haverá transmissão da faixa presidencial, por se tratar de reeleição, ela poderá receber a faixa do cerimonial ou já chegar ao Parlatório com a faixa no peito, para então fazer o discurso à população.

O público poderá acompanhar a cerimônia dos gramados ao lado do Congresso Nacional e também na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

Até o momento, previsões meteorológicas indicam uma tarde de sol para o dia 1º, mas, caso chova, todo o roteiro externo da cerimônia será alterado. O desfile pela Esplanada dos Ministérios pode ser suspenso, e a chegada de Dilma ao Congresso não será pela rampa, mas pelo Salão Branco, conhecido como Chapelaria. Com chuva, também a salva de tiros será cancelada, e a revista às tropas, ao final da cerimônia, será feita na Chapelaria.

À noite, Dilma Rousseff receberá convidados para um coquetel no Palácio do Itamaraty. Está confirmada a presença de 27 chefes de Estado e de 66 delegações estrangeiras. 


Da Redação em Brasília
Com Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário