sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dirigentes acompanham votação do orçamento na Assembleia

Sensibilizada sobre a importância do orçamento de 2015 para a educação pública, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) passou a manhã desta quarta-feira (17) nas dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo da entidade é assegurar os recursos para o pagamento de progressões, recomposição salarial e também concurso público nos próximos anos.
Antes da votação, os dirigentes do SINPROESEMMA participaram de uma reunião no gabinete do deputado estadual, Rubens Pereira Junior (PCdoB). Na ocasião, o parlamentar distribuiu cópias da Lei Orçamentária Anual (LOA) aos sindicalistas, detalhando algumas despesas estimadas com a educação para próximo ano.
O parlamentar salientou que não é possível fazer uma avaliação precisa, porque o governo não forneceu dados suficientes para comparar as atuais despesas do estado com a previsão dos recursos.
Comparando o total de valores de 2014 com 2015, Rubens Junior destacou que houve aumento de 9% na educação, porém a peça apresentada pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) reduz os investimentos em áreas estratégicas, como o combate ao analfabetismo.
Por outro lado, Júlio Pinheiro considerou positivo o aumento na área destinada ao pagamento dos profissionais do magistério. O dirigente acredita que o valor de R$170 milhões a mais foi incluído em virtude dos acordos judiciais, como é o caso das progressões, previstas para serem pagas no começo do ano.
“Vamos estar vigilantes no cumprimento da pauta dos educadores, principalmente no que diz respeito às progressões, direito negado há anos e que vem se arrastando pelas últimas gestões estaduais”, avisou o dirigente.
Votação do orçamento – Por volta do meio-dia, os deputados votaram o projeto de lei, sem qualquer discussão do orçamento. Mesmo assim, os dirigentes sindicais fizeram questão de colocar uma faixa na galera do parlamento para avisar aos deputados que os educadores estão atentos ao pagamento das progressões e da recomposição salarial de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário