terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Membros do SINTERP participam de Congressos Sindicais da FITEE e CONTEE

Mauricio Serrão e Magno Sales
Membros da Diretoria do Sinterp-MA estiveram representando a entidade em eventos na área de educação, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o vice-presidente do Sinterp, Magno Socorro Sales, e o secretário de finanças, Maurício Serrão, participaram na cidade de São Paulo (SP) do Congresso Sindical (XVII Consind), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), à qual é filiado o Sinterp. 

O Congresso teve como tema principal a discussão de políticas de ação destinadas a “Implementação  do PNE: esta é a luta”, com o fim de discutir e trocar experiências sobre a construção do modelo que vai nortear as diretrizes da educação pelos próximos anos através do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Participantes de sindicatos e federações traçaram o panorama de seus respectivos estados, discutindo o processo de financeirização da educação que vem transformando as relações de trabalho e impactando as negociações coletivas em todo o Brasil. 

Também foram elaboradas propostas para o documento final do encontro, entre as quais a plataforma da entidade; o compromisso do governo sobre a aplicação de 10% do valor do PIB na educação; a participação de entidades filiadas nos conselhos municipais de educação; o combate à mercantilização da educação e a defesa da regulamentação do EaD (ensino a distância) e da aposentadoria especial para os trabalhadores da educação privada. “Nós pudemos trocar experiências e conhecer o panorama de outras entidades sindicais, estratégias e instrumentos de pressão na luta contra o patronato para que possamos avançar cada vez mais na defesa dos interesses da nossa categoria.”, avaliou o secretário de finanças, Maurício Serrão. 

CONSIND FITEE – Nos dias 28 e 29 de novembro, o presidente e o secretário de finanças do Sinterp, Jorge Lobão e Maurício Serrão, estiveram participando do Congresso Sindical da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE), Em Belo Horizonte (MG). 

O encontro fez um balanço das eleições sindicais e discutiu as situações nos estados, considerando as diferentes realidades para traçar um plano coordenado de ação com o patronato para a campanha salarial 2015. Foram discutidos temas como o avanço dos conglomerados financeiros na educação (desnacionalização); o crescimento das faculdades particulares sem regulamentação e os esforços para barrar a prática de EaD na educação básica. 

Diversos estados apresentaram estratégias para fiscalização das instituições que dificultam o acesso a dados pessoais e informações sobre segurança, insalubridade, fiscalização preventiva, CIPA, INSS, etc. 

Fonte: ASCOM - SINTERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário