São Luís debate Analfabetismo |
Discutir estratégias para combater o analfabetismo e contabilizar os
avanços já realizados na área. Foi este o objetivo do II Ciclo de
Debates sobre o Analfabetismo e o Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (Pnaic), realizado pela Prefeitura de São Luís esta semana
com cerca de 40 profissionais da área da Educação, entre gestores
escolares, especialistas e integrantes do corpo pedagógico da Secretaria
e de instituições parceiras. O encontro aconteceu no auditório da
Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha.
Participaram dos debates a coordenadora do Instituto Formação, Regina Cabral, e a consultora do Unicef no Maranhão, Andréia Barbosa. Elas falaram sobre os dados nacionais e locais da alfabetização e apresentaram diagnósticos e fórmulas para reavaliar e promover melhorias na educação municipal de São Luís.
Ao todo, serão cinco ciclos de debates, com previsão de encerramento para o mês de março. A coordenadora do núcleo de Alfabetização da Semed, Márcia Mafra, disse que a expectativa é ampliar a discussão para os espaços escolares, envolvendo gestores e educadores na busca de melhores resultados para a alfabetização na idade certa. "Estamos em um processo contínuo de aprendizado, o qual vai nos levar para uma discussão mais ampla dentro das escolas, com vistas a promover melhorias concretas na Educação", assinalou.
SAIBA MAIS
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é firmado entre o governo federal, estados e municípios com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, até o 3º ano do Ensino Fundamental. Como parte das ações do pacto, e da política de valorização do servidor estabelecida pelo prefeito Edivaldo, a Prefeitura de São Luís iniciou, em outubro de 2014, a formação do Pnaic para 713 professores alfabetizadores da rede municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário