terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cine Praia Grande exibe documentário 'OSVALDÃO' na quarta (25)

OSWALDÃO chega a São Luís
A Fundação Maurício Grabois, a União da Juventude Socialista e o Governo do Estado do Maranhão apresentam nessa quarta feira (25), às 18:00, no Cine Praia Grande o documentário 'OSVALDÃO'.  
O Documentário - produzido de forma independente - conta a História do comandante negro que esteve à frente da Guerrilha do Araguaia, durante a ditadura militar brasileira.
Foram realizadas sete Campanhas simultâneas nas seguintes Cidades: Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
A plataforma escolhida para a arrecadação do recurso foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos desse tipo na Rede. A Campanha encerrou na última quinta-feira (19), um dia antes da data que marca o dia nacional da Consciência Negra no Brasil.
"Estamos felizes porque sentimos o apelo que a história do Osvaldão tem. Muita gente contribuiu e isso é uma vitória para quem faz cinema independente no Brasil. Agora, é reta final, e queremos bater uma meta para o máximo de cidades possíveis. Por isso, pedimos o apoio de quem ainda não fez uma Doação ", explicam os Diretores Ana Petta, André Michiles, Fábio Bardella e Vandré Fernandes, que formam o núcleo audiovisual Gameleira.
Sobre Osvaldão
Negro, porte de atleta e Campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, Movimento de resistência à ditadura militar na década de 1960 e meados de 1970. Pelos Militares foi temido e querido pelos nativos. Seu nome virou lenda na Região. Por habilidade sua, moradores contam mitos que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.
O longa-documentário busca essa história. Os Diretores foram recebidos por familiares em Passa Quatro (MG), sua cidade natal, e por amigos na capital fluminense, onde estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso, trajetória e liderança na Guerrilha. O Filme traz ainda raras e exclusivas imagens de Osvaldão em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes antes de se tornar um gerrilheiro.
Sobre o Documentário
Osvaldão é uma Produção Independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o Filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.
O músico Criolo faz participação especial e empresta sua voz a Osvaldão. Outros artistas Como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri participam narrando Pequenos Trechos.
Trecho do Trayler
A Realização do Documentário é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.
Click no link abaixo e veja o trayler do Documentário:
LOCAIS de exibição de Osvaldão pelo Brasil:
25/11 Apresentação Única em São Luís no Cine Praia Grande com Participação de Vandré Fernandes
30/11 Pré estréia em São Paulo no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
01/12 Pré estreia em Porto Alegre sem Cine Bancários
07/12 Pré estréia no Rio de Janeiro no Espaço Itaú Botafogo 
08/12 Apresentação Caxias do Sul Única no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Estreia 10/12 no Rio de Janeiro e São Paulo
Fonte: Portal Grabois

Nenhum comentário:

Postar um comentário