quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SINPROESEMMA convida trabalhadores para Ato em defesa da democracia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) une-se, neste 16 de dezembro, às demais entidades que formam a Frente Brasil Popular para o Dia de Mobilização Nacional contra o golpe e o retrocesso. A Praça João Lisboa será o ponto de concentração desse dia histórico, a partir das 15 horas, e o objetivo é mostrar que o povo maranhense e suas entidades representativas defendem os 54 milhões de votos dados a Dilma, em 2014.

“Vamos às ruas em defesa do governo democrático que, ao longo dos últimos 13 anos, entre tantos outros feitos, mais contribuiu para a valorização dos trabalhadores em educação, criando o piso salarial nacional do magistério, após 181 anos de reivindicação da categoria, ou seja, os educadores não tinham seu piso salarial desde o Império e, somente nos governos democráticos dos últimos 13 anos, passaram a ter respeitado esse direito trabalhista”, observou o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro.

Para ele, o povo brasileiro e, em especial, os educadores, não permitirão que uma decisão das urnas seja desrespeitada por uma minoria que quer chegar ao poder pela via do golpe.

Foi o governo democrático da última década que inaugurou no país as plenárias para a elaboração dos Planos Nacional, Municipais e Estaduais de Educação com a participação da sociedade, um cenário possível somente num governo democrático que privilegia a participação popular.

Acesso. Também é emblemático, nos últimos dez anos, o avanço na escolarização da população negra; o acesso dos negros à universidade, que saltou de 10% para mais de 35%; o ingresso massivo de jovens das classes populares nas universidades públicas através das cotas e o aumento da proporção de jovens negros com 11 anos ou mais de escolaridade, de 34% para 54%, segundo o IBGE.

“Nós, Sindicato e trabalhadores em educação, não aceitaremos nem o retrocesso na democracia brasileira, nem que os avanços sociais sejam sacrificados em benefício de uma minoria que não quer no Brasil esse projeto de desenvolvimento com inclusão de todos os brasileiros”, disse taxativo o presidente do SINPROESEMMA.

Ele salientou que a tentativa de golpe do impeachment parte do mesmo grupo de parlamentares que vem atacando direitos dos trabalhadores, como o PL 4.330 da terceirização e que tenta acabar com o concurso público, substituindo os serviços estatais por Organizações Sociais.

“São os mesmos que querem vender a exploração do Pré-sal para a iniciativa privada, impedindo que os recursos sejam destinados à educação e à saúde”, vaticinou.

Votos. Também nos municípios, educadores participarão de atos e caminhadas em defesa da democracia e do respeito aos 54 milhões de votos que elegeram o governo democrático da presidenta Dilma Rousseff, deixando claro que o povo maranhense não apoia essa nova tentativa de golpe, como em 1964.

Pinheiro ressaltou o que grandes juristas vêm explicando que a tese do impeachment não possui amparo legal.

O entendimento do SINPROESEMMA é de que não estão em jogo as chamadas “pedaladas fiscais”, que financiaram programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, mas a sobrevivência do deputados Eduardo Cunha e de um grupo que quer destituir um projeto social que está mudando a situação do país, inclusive no combate à corrupção, pois os governos Lula e Dilma são os mais tem investido em tecnologia e na democratização da Polícia Federal e dos órgãos de controle do Estado, com as leis de Acesso à Informação e de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Dia de Mobilização Nacional contra o golpe e o retrocesso

Horário: a partir das 15 h

Local: Praça João Lisboa, em frente aos Correios

Leve bandeiras, faixas, cartazes

Fonte: Sinproesemma http://sh.st/nxC6m


Nenhum comentário:

Postar um comentário