quarta-feira, 11 de maio de 2016

'Cinema ParaTodos' estreia hoje (11) no Cine Teatro da Cidade

Projeto Cinema Para Todos no 'Cine Teatro da Cidade'
O Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, abre nesta quarta-feira (11), às 14h30, as sessões gratuitas do projeto Cinema ParaTodos, que dará acesso à população às produções cinematográficas nacional e maranhense, com exibição de filmes de curtas e longas-metragens.
O projeto integra o planejamento estratégico de ações de revitalização do equipamento cultural. "O Cine Teatro da Cidade, historicamente, representa um dos mais importantes cinemas de São Luís e o nosso objetivo é atrair um público interessado em consumir cinema de qualidade, além de fomentar a produção de quem está fazendo cinema hoje com esse propósito", destacou o diretor do Cine Teatro, André Lobão.
A expectativa do projeto é a exibição de mais de 100 filmes, toda quarta-feira, no horário de meio-dia e uma sessão extra em parceria com outras instituições, até o final do ano. "Além de exibirmos uma cartela de programação com filmes com essa proposta que mescla o popular com os filmes de arte, queremos também consolidar o hábito da população em ir ao cinema, num dia fixo da semana", reiterou Lobão.
ESTREIA
Na programação de abertura será exibido o filme "Kirikou e os Animais Selvagens", do diretor Michel Ocelot. A animação é uma sequência do premiado filme de Michel Ocelot, de 1998, "Kirikou e a Feiticeira", vencedor de vários prêmios mundiais. A exibição contará com a participação de alunos da rede pública estadual e municipal de ensino.
Indicado para o público infantil, o filme narra quatro histórias inspiradas em fábulas do oeste africano, tendo como personagem principal o menino Kirikou, que vive numa aldeia africana. Neste desenho, ele vai ter novas idéias para salvar sua aldeia de perigos como animais selvagens e uma bruxa malvada.
"Kirikou e Os Animais Selvagens" também tem na trilha sonora canções gravadas por nomes populares da música mundial, como o camaronês Manu Dibango, a malinesa Rokia Traoré e o senegalês Youssou N'Dour. A animação, que consumiu 4 anos de trabalho e meio milhão de desenhos feitos à mão, conta também com algumas cenas em 3D.
Organizada pelo produtor de cinema, Rafaelle Petrini, integrante da Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (APROCIMA), em parceria com o Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a curadoria da programação contará com cartela de filmes nacionais e também de cineastas maranhenses.
"Vamos também propor a parceria para a exibição de filmes que já participaram de festivais de cinema de São Luís, como o Festival Maranime e Festival de Guarnicê de Cinema", garantiu o curador, Rafaelle Petrini.
Na próxima semana a programação contará com a participação dos usuários do Sistema Único de Saúde, da área de Saúde Mental atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) do Estado e da Unidade de Acolhimento Estadual e Residências Terapêuticas, do Hospital Nina Rodrigues (HNR).
O projeto acontecerá todas as quartas-feiras, em duas sessões, 12h e 15h, com entrada gratuita. O Cine Teatro da Cidade fica localizado na Rua do Egito, nº 244, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário