quarta-feira, 11 de maio de 2016

Imesc apresenta Conjuntura Econômica do Estado ao Conselho Empresarial do Maranhão

IMESC: 'impacto da crise econômica e do cenário político '
Na terça-feira (10), o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, apresentou um panorama da Conjuntura Econômica do Estado a representantes do setor produtivo durante reunião do Conselho Empresarial do Maranhão (CEMA).

O encontro, que reuniu os representantes da Associação Comercial do Maranhão (ACM), da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faema), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, e foi presidida pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, além da presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Durante a exposição, Felipe de Holanda apresentou os indicadores econômicos dos anos de 2015, de 2016 e as estimativas para o ano de 2017, relacionados ao mercado nacional, internacional, mercado de trabalho e finanças públicas.

“Este é um bom momento para fazermos um exercício sobre a conjuntura econômica porque vivemos uma mudança de ciclo. Esses dados são importantes porque podemos avaliar, à luz desses indicadores, o impacto da crise econômica e do cenário político turbulento sobre a atividade e o emprego no Maranhão, com destaque para a dinâmica das finanças públicas. Seja pelas receitas transferidas, ou pelas receitas próprias, tendo em vista o quadro da evolução das despesas”, pontuou.

Ainda durante a reunião, foi apresentado o Planejamento Estratégico dos Eixos de Desenvolvimento do Maranhão, pelo representante de Macrologística, Olivier Roger Girarg.

Conselho Empresarial do Maranhão

O Conselho Empresarial do Maranhão é um espaço deliberativo criado pelo governo Flávio Dino, que garante a participação efetiva de investidores maranhenses na definição de ações públicas de desenvolvimento. As ações são focadas em diferentes segmentos, representados no conselho por câmaras setoriais que abrangem os setores de turismo, agronegócio, energia e gás, minério, metalurgia, comércio, serviços e infraestrutura.

Desde a criação do CEMA o Imesc é convidado a fazer análises sobre a conjuntura socioeconômica maranhense, com o objetivo de criar subsídios para o aprofundamento das políticas de desenvolvimento discutidas no âmbito do conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário