Como parte de encontro do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca Márcio Honaiser, participou nesta quarta-feira, de reunião, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
Márcio Honaiser e secretários de agricultura de mais nove estados e do Distrito Federal solicitaram ao ministro o fortalecimento das políticas de irrigação e florestas plantadas, conservação do solo e infraestrutura rural, além do treinamento de fiscais federais agropecuários pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). Presentes representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Alagoas e Amazonas.
A renegociação das dívidas de custeio e investimento dos produtores de grãos com as instituições financeiras, devido às perdas da safra atual, também foi pauta da conversa, como destacou o secretário do Maranhão.
“Estamos buscando os mecanismos possíveis para ajudar nossos produtores a lidar com a frustração de safra causada pelos problemas climáticos no final do ano passado e no início deste ano. Além disso, solicitamos a manutenção das taxas de juros do Plano Safra atual para o próximo plano”, explicou Márcio Honaiser.
A agricultura familiar recebeu especial atenção na reunião, quando os secretários estaduais ressaltaram a importância da manutenção e aperfeiçoamento das políticas específicas para este segmento, especialmente crédito, assistência técnica e extensão rural, abastecimento, abastecimento, pesquisa e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário