Cartaz do 5º Congresso Nacional da UNEGRO |
Discutir os impactos do racismo, planejar ações por maior representatividade da população negra nos espaços de poder e elaborar projetos para os próximos quatro anos.
Estes são alguns dos assuntos que serão colocados em pauta durante o 5º Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), que terá como tema “Negras e Negros nos Espaços de Poder e em Defesa da Vida”.
O evento vai ser realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 10 a 12 deste mês.
No evento será apresentado o levantamento de temas e ações pela igualdade racial. Entre os pontos abordados estão a crise econômica que atinge fundamentalmente as minorias, aumentando a agressão contra esses povos. O aumento da violência contra a população negra no mundo, a crise na América Latina e no Brasil, e os avanços dos últimos anos são outras questões referidas no relatório.
A garantia da promoção da igualdade racial é outro foco de discussão do congresso, que conta, ainda, no cronograma, com painéis de debate que tratarão de diversos temas entre eles as comunidades quilombolas, conferências e a organização negra jovem, das mulheres negras, na pesquisa e produção intelectual.
A importância desses encontros se dá como espaço de organização social e de elaboração de políticas para o segmento, pontua o presidente da Unegro – Goiás, entidade organizadora do congresso, André Nascimento. “Essas políticas devem ter como foco o enfrentamento da violência contra a população negra, em todas as suas vertentes”, ressaltou.
A Unegro é uma organização do movimento negro, fundada em julho de 1988, em Salvador, Bahia. Em 25 anos de existência se pautou na defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a população brasileira. A instituição possui bases em 24 estados e conta com uma coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário