O governador Flávio Dino participou, na noite desta terça-feira (14), na sede do Ministério Público, em São Luís, da posse de Luiz Gonzaga Coelho Martins no cargo de procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, para o biênio 2016/2018. Ele sucede a Regina Rocha, que ficou à frente do Ministério Público por quatro anos.
Em sua fala, Flávio Dino destacou as palavras proferidas por Luiz Gonzaga Coelho Martins no discurso de posse concernentes ao cumprimento, com justeza, de servir bem o povo maranhense. O governador fez um breve relato histórico – perpassando períodos da antiguidade clássica e citando passagens bíblicas, filósofos liberais até chegar à Constituição de 1988 – para ressaltar a importância da tripartição funcional para o Estado.
Flávio Dino enfatizou, ainda, que as palavras do novo procurador-geral motivam a discricionariedade política que marca a decisão do governador ao escolher entre todos os membros igualmente qualificados, aquele que terá a suprema honra de dirigir a instituição.
“Posso dizer que fiz a escolha por muitos motivos. A primeira, a identidade dos princípios, preceitos e valores, segundo essa trajetória longa que permite que eu possa afiançar, perante os sete milhões de maranhenses, que teremos um patriota, um bom servidor público, um servidor devotado ao interesse público, sobretudo aos interesses dos mais pobres, na pessoa do doutor Luiz Gonzaga”, explicou o governador.
Ele aproveitou também para agradecer a procuradora-geral que passou quatros anos à frente do Ministério Público, realçando que, neste período, ela agiu com gentileza, cortesia e com muito diálogo em relação às demandas. “A doutora Regina Rocha sempre exerceu a suave e eficaz pressão sobre o Poder Executivo, portanto, sempre encontrando a nossa abertura o máximo quanto possível para atender sempre os justos pleitos concernentes aos interesses do MP, a exemplo da conclusão dessa belíssima sede que aqui está”, relatou Flávio Dino.
Há quatro anos como diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho Martins assume o cargo de procurador-geral após escolha do governador Flávio Dino. Em seu discurso de posse, ele reiterou que continuará de mãos dadas com as outras instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que “unidos consigamos, com trabalho de transformação social de nossa instituição, servir ao povo”.
Ele esclareceu ainda que sua gestão a frente do MP tem interesse de manter uma relação harmônica e independente, como está preconizado na Constituição, sendo parceiro do Poder Executivo nas grandes causas que tem como interesse a sociedade e o povo. “O Maranhão é um estado que tem ainda um déficit muito grande porque nós temos um povo carente e com índices de IDH baixo, analfabetismo e falta de escolas dignas. Queremos ser parceiros do Governo para trabalhar com o intuito de melhorar esses indicadores sociais”, sublinhou Luiz Gonzaga.
Regina Rocha fez um breve resumo de suas ações à frente do MP nos últimos quatro anos e agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Governador, foi muito importante nossa parceria, que resultou em avanços significativos para o Maranhão. Somamos esforços e o reconhecimento que, somente com a colaboração de todas as instituições, poderes, e os cidadãos, nosso estado poderá evoluir ao nível desejado por todos”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário