“Desde o dia em que o prefeito, o governador e toda sua equipe vieram aqui, começaram as estradas e as obras e a gente está apostando que agora vai dar certo”, disse o agricultor David Cardoso, esperançoso de que desta vez o projeto Salangô está deixando de ser uma lenda e virando realidade. Após o final do período de chuvas, as obras de revitalização do projeto de irrigação Salangô serão retomadas. É o que anunciou o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), após visita ao perímetro pelo secretário Márcio Honaiser e equipe técnica da secretaria, seguida de reunião com lideranças de associações de produtores realizada nesta sexta-feira (10).
Serão realizadas a reforma do centro administrativo do projeto, manutenção corretiva dos transformadores, das bombas submersíveis da estação de bombeamento principal e dos painéis de controle das bombas; recuperação das demais estações de bombeamento e da cerca do perímetro, além da aquisição e instalação de equipamentos de irrigação pressurizada.
De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, esta é mais uma das etapas previstas desde o anúncio da retomada do projeto, feita pelo governador Flávio Dino, em 2015. “Viemos fazendo o trabalho de planejamento, estruturação e viabilidade do projeto e agora passamos à montagem da infraestrutura necessária para que ainda este ano se comece a produção”, explicou.
Durante a visita, o secretário e a equipe, acompanhados pelo prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, dialogaram com agricultores e realizaram entrega simbólica das sementes de feijão, que será finalizada nos próximos dias. “Ficamos entusiasmados com a presença do secretário conversando com trabalhadores e com a determinação do governador Flávio Dino de colocar o projeto Salangô entre as prioridades. Isso é uma garantia de que as coisas de fato vão acontecer. As pessoas acreditam nisso”, disse o prefeito. A reativação do projeto Salangô beneficiará cerca de 457 famílias de agricultores distribuídas em várias associações.
Produção de hortifrutis e piscicultura
Além do plantio de arroz, o Governo do Estado está incentivando a produção de feijão e hortifrutis no perímetro Salangô. Para isso, vai instalar sistemas de irrigação por aspersão, que estão agora em fase de testes. O objetivo é iniciar o plantio de feijão ainda em junho e de cultivares como milho, melancia, abóbora e outras hortifrutis em agosto.
Há, ainda, a produção de sementes de arroz. O plantio específico para esse trabalho será iniciado em agosto para ser colhido em novembro.
“Precisamos oferecer alternativas para além do arroz, que tenham bom valor de mercado e rentabilidade para os produtores, por isso, estamos realizando estudos de viabilidade econômica e já implantando essas culturas”, explicou Márcio Honaiser. A implantação da piscicultura no perímetro também é uma meta, para qual estão sendo feitos trabalhos de ajustes.
Reunião com lideranças
A equipe multidisciplinar da Sagrima realizou, nesta sexta-feira (10), a primeira edição do “Diálogos do Projeto Salangô”, com lideranças de nove associações de produtores do perímetro, na sede Sindicato de Trabalhadores Rurais de São Mateus.
Em pauta, as diferenças entre associativismo e cooperativismo e a importância da organização dos produtores para melhor gestão, produção e escoamento dos produtos do trabalho dos agricultores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário