Dando continuidade as ações da 14ª Semana Nacional de Museus, realizada na comunidade do Cajueiro, no período de 15 a 21 de maio, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), espaço ligado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), realizou a abertura da exposição ‘Cajueiro - Fazer memória Vida’ na quinta-feira (9), promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, em comemoração ao Dia Internacional de Museus.
A exposição, que fica aberta ao público na Galeria Floriano Teixeira, do MHAM até 13 de julho, reúne manifestações artísticas entre desenhos, aquarelas, vídeos, fotografias de paisagens de Cajueiro. Os trabalhos foram idealizados por artistas que demonstram, de forma sensível, seus olhares sobre a localidade, que fica na zona rural de São Luís e onde vivem cerca de 200 famílias.
Participam da exposição doze artistas: Bruno Ferreira, Ednaldo Jr., Jane Maciel, Josoaldo Rêgo, Layo Bulhão, Luís Santos, Nayra Albuquerque, Ramusyo Brasil, Regina Borba, Tarsis Aires, Thiago di Boque e Maria Zeferina.
Os artistas focaram, principalmente, na diversidade de referências culturais, traduzindo um conjunto de reflexões sobre a memória e vida na comunidade. A diretora do MHAM, Carollina Ramos, e o curador Dinho Araújo, explicaram que a exposição apresenta narrativas e costura imagens em torno de um interesse central que é desvelar Cajueiro e sua paisagem que resiste.
SERVIÇO
O QUE: Exposição ‘Cajueiro - Fazer memória Vida’;
ONDE: Galeria Floriano Teixeira, localizada no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, 302, no Centro Histórico de São Luís);
QUANDO: Aberta ao público até 13 de julho;
Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; e aos sábados, das 9 às 16h
Nenhum comentário:
Postar um comentário