Delegação presente ao Encontro |
Ilza avalia que esses eventos propiciam aprendizagem com as experiências dos demais sindicatos a partir dos trabalhos desenvolvidos.
“Importante aprender com a experiência dos outros sindicatos em comunicação. Os sindicatos precisam da comunicação para desmistificar o que a grande mídia informa de maneira tendenciosa”, salienta.
O VI Seminário registrou um número maior de participantes e trabalhos foram apresentados este ano em relação aos anteriores. Ilza comenta que chamou atenção a vasta produção de revistas e a inovação das redes sociais, o crescimento dos recursos de mídia alternativa, como o Telegram- novidade do momento, e o trabalho da Mídia Ninja.
“As redes sociais, além de garantirem o acesso à informação mais rápido, fazem o contraponto com a grande mídia, que sempre apresentou a informação manipulada”, observa, acrescentando ter sentido falta apenas das oficinas.
Como resultado, Ilza Moraes trouxe na bagagem muitas ideias para a Assessoria de Comunicação. Entre elas, editar a primeira revista do Sindicato e diversificar os temas no programa Educação é Notícia.
Ilza avalia que é importante para os sindicatos o desenvolvimento de atividades que estabeleçam o diálogo para além da base, estendendo-o à sociedade de modo geral.
Professora Ilza, Diretora de Comunicação do SINPROESEMMA |
“Em dois meses já percorremos mais de 12 mil km, para realizar assembleias e reuniões nas regionais. O objetivo é acompanhar a luta dos trabalhadores, in loco, e identificar seus problemas e necessidades”.
A diretora de comunicação do APLB/BA, Rose Aleluia, falou sobre o I Seminário de Comunicação do APLB, nos dias 13 e 14 de maio. “Com o objetivo de melhorar a comunicação com nossa base, tivemos planárias e oficinas práticas sobre o tema, além disso, no final do evento elaboramos um documento com as sugestões apresentadas, que tem nos servido de apoio, para aperfeiçoar nossa atuação na comunicação”, ressaltou.
“No nosso sindicato, melhoramos a linguagem dos textos do site, que ficou mais direta, além disso, foram inseridos personagens nas matérias. Também iniciamos o projeto de mídia colaborativa, ou seja, com a participação da sociedade, o que deu muito certo. Em abril, tivemos mais de 553 mil acessos na nossa página”, afirmou o Secretário de Comunicação do APP-Sindicato/PR, Luiz Fernando Rodrigues.
O Secretário de Imprensa da CNTE, Joel de Almeida, fez um balanço positivo do evento. “A gente se propôs a trazer uma linguagem nova para os sindicatos, sobretudo a linguagem de redes sociais, além de experiências positivas e inovadoras que trouxeram uma nova realidade de comunicação para nossas entidades, que estão acostumadas com uma linguagem mais conservadora. O evento superou as expectativas na participação, no nível de aprendizagem e na potencialização de informações para os estados”, afirmou.
Fonte: CNTE
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