quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SINPROESEMMA promove atividade no Dia Nacional do Aposentado

Professora Dra. Eunice Brússio e Dirigentes do SINPROESEMMA
conversam com aposentadas na Sede do Sindicato
Aproveitando o Dia do Aposentado, comemorado nesta quarta-feira, 24 de janeiro, a Secretaria de Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) promoveu reunião com aposentados e aposentadas, na sede da entidade, no Centro. Entre os assuntos debatidos, a violência contra a pessoa idosa e a reforma da previdência dominaram as discussões.
No início das atividades, a professora Edna Castro, que é secretária-adjunta de Aposentados, leu um texto no qual reflete os grandes problemas vivenciados por quem deixa de trabalhar e coloca a violência como um dos grandes desafios.
O texto estimulou debate entre os participantes. A secretária da Mulher Trabalhadora, Hildinete Rocha, lembrou que a violência contra a mulher, um dos grandes problemas da sociedade, também já começa a atingir os aposentados. “Esse assunto requer que a gente pense em políticas públicas para esse segmento”, alertou.
Previdência
A presidenta do Sinproesemma, Benedita Costa, aproveitou para ressaltar que os aposentados estão no centro dos ataques promovidos pelo presidente golpista Michel Temer (PMDB).
Entre os prejuízos, Benedita destacou a proposta de fixar o tempo de contribuição de 29 anos, igualar o período de contribuição entre homens e mulheres e retirar a aposentadoria especial do magistério.
Para a dirigente, é necessário a mobilização de todos, pois, se aprovadas, as propostas causarão danos não só para os que estão próximos à aposentadoria, mas a centenas de gerações de brasileiros.
“Todas as medidas encaminhadas pelo presidente ao Congresso foram aprovadas. Por isso, precisamos engrossar a greve geral do dia 15 de março para lutar contra esse retrocesso e garantir o nosso direito”, avaliou Benedita.
O secretário de Administração e Patrimônio, Raimundo Oliveira, parabenizou a organização do evento e disse que o educador aposentado é formador de opinião, mesmo estando fora das salas de aula, e, por isso, a categoria deve ser conscientizada para reverter os ataques.
Ao final do encontro, os aposentados ainda saborearam bolos, salgados e sucos, que foram preparados especialmente para a terceira idade.
Balanço positivo
Na avaliação da secretária de Aposentados, Eunice Brussio, a atividade seguiu a programação proposta e ainda contou com a presença significativa do aposentados, o que contribuiu para a construção dos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário