Direção reunida faz avaliação da Campanha Salarial 2017 |
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), em reunião ocorrida nesta sexta-feira (17), na sede administrativa, discutiram o andamento da Campanha Salarial 2017 e a política do governo Michel Temer que prejudica a aposentadoria dos educadores. Foi a primeira reunião convocada pelo presidente do Sinproesemma, Julio Pinheiro, após o retorno à entidade.
No encontro, os dirigentes debateram a continuidade da luta para assegurar imediatamente o reajuste de 8% nas remunerações dos trabalhadores da rede estadual, cuja medida provisória já tramita na Assembleia Legislativa, prevendo o pagamento de 4% já em fevereiro e mais 4% em maio.
Os diretores também discutiram encaminhamentos para cobrar as progressões funcionais, que estão previstas no Estatuto do Educador.
Além disso, foi decidido que o sindicato vai reivindicar do governo a publicação de um edital, ainda este ano, abrindo novas vagas para ampliação, assim como defenderão a convocação dos excedentes do último seletivo. São ações importantes para reduzir o déficit de profissionais na rede.
Reforma da Previdência
Na esfera nacional, o debate foi em torno da política de retrocesso que avança sobre a previdência dos trabalhadores, inclusive ameaçando conquistas históricas do magistério, como a aposentadoria especial. A ideia é seguir a agenda da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e promover debates locais.
Segundo Julio Pinheiro, o encontro foi um importante momento para manter ativa a luta em defesa da educação pública de qualidade. Eles aproveitaram o debate para criticar grupos que propagam a desinformação em redes sociais . “Foi uma reunião de balanço para definir os passos que envolve o nosso reajuste de 8% e fazer o enfrentamento dos boatos que tentam confundir os trabalhadores em educação”, avalia Pinheiro.
Fonte: www.sinproesemma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário