Diversos representantes de grupos folclóricos de São Luís participaram, nesta quarta-feira (8) e quinta (9), do encontro entre gestores, promotores culturais, mestres e brincantes, realizado no Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. O evento contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Marlon Botão e do presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente.
O secretário Marlon Botão participou da abertura do encontro e saudou a todos destacando os avanços da Prefeitura nos processos democráticos de organização das festas juninas da cidade. "Nós consideramos muito importante participar de momentos como esse que promove o fortalecimento dos grupos culturais. Nosso diálogo tem sido no intuito de aperfeiçoar as políticas públicas, alinhados com o Conselho Municipal de Cultura, para termos um São João com a participação de todos os grupos", disse Marlon Botão.
A abertura do evento contou com a palestra motivacional do Dr. Paulo Roberto, da PHD Consultoria, e direcionamento dos trabalhos feito pelo produtor cultural Cláudio Sampaio, organizador do evento. "Esse encontro é para fortalecermos a nossa cultura e o trabalho dos grupos. Vamos juntos traçar um plano concreto para garantir a sustentabilidade das nossas expressões culturais e criarmos a Comissão Municipal de Folclore que atuará provisoriamente com nossas reivindicações junto ao poder público municipal e estadual", destacou Cláudio Sampaio.
COMISSÃO
O presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente, proferiu palestra na quarta-feira (8) ressaltando o valor da tradição dos grupos culturais e formas de dar mais dinamicidade às expressões culturais. Para ele, a cultura enquanto expressão viva da identidade do povo brasileiro está no auge e que a tradição precisa constantemente ser inventiva e reinventiva.
Severino Vicente destacou ainda que é muito importante a cultura andar lado a lado com o turismo e que o folclore representa o "fazer, viver e sentir do povo brasileiro". Com relação aos editais de acesso aos eventos culturais de São Luís, ele reiterou a responsabilidade da Comissão Municipal de Folclore nesse aspecto.
"Os editais são uma ferramenta importante para termos um processo republicano de acesso à cultura, porém, os grupos mais tradicionais não têm traquejo em lidar com documentação e a linguagem dos certames. Essa será uma responsabilidade grande da comissão para prestar assessoramento para essas pessoas, como instituição que fortalecerá os grupos para poderem exigir do governo apenas o que compete ao poder público", observou Severino Vicente.
|
quinta-feira, 9 de março de 2017
Encontro apoiado pela Prefeitura de São Luís reuniu grupos folclóricos no Cine Teatro da Cidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário