domingo, 30 de julho de 2017

Líder das Mães da Praça de Maio apoia a Constituinte na Venezuela

Hebe de Bonafini

“Companheiros, queridos venezuelanos, os felicito pela luta. Estou segura de vão ganhar essa Constituinte”, afirmou. “A América Latina necessita que ganhemos. E digo ganhemos porque me sinto venezuelana.”

O vídeo tem cerca de 30 segundos e foi divulgado pela embaixada da Venezuela na Argentina.

Assembleia Constituinte
Maduro anunciou a realização da Constituinte no último dia 1º de maio. Nesta quarta, o vice-presidente do PSUV (Partido Socialista Unificado da Venezuela), Diosdado Cabello, afirmou que a convocação da Assembleia é um “processo imparável”.

“No dia 30 de julho, o povo sai para votar. Setenta e duas horas depois, deve estar instalada a Assembleia Nacional Constituinte. No dia 30 de julho, a Venezuela deve começar a entrar definitivamente no rumo de uma paz verdadeira, uma paz com justiça, uma paz onde os venezuelanos e venezuelanas se sintam com tranquilidade para olhar o futuro”, afirmou.

O processo é classificado como inconstitucional por parte da oposição e de organizações internacionais. Vários governos da região, incluindo o do Brasil, pediram que Maduro desistisse da Assembleia Nacional Constituinte.

Para mostrar sua rejeição ao processo, a Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança da oposição, organizou um plebiscito que teve a participação de 7,5 milhões de pessoas. Do total, 98% disseram “não” à Assembleia Constituinte. Há suspeitas de fraude nesta votação.

Por outro lado, a Constituinte tem o apoio explícito dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, de Cuba, Raúl Castro, da Rússia, Vladmir Putin, e do ex-presidente Rafael Correa, do Equador.

No último dia 18, os participantes do 23º Encontro do Foro de São Paulo, realizado na Nicarágua, acertaram o envio de uma missão de acompanhamento eleitoral para a Constituinte.

Os movimentos sociais da Alba Social (Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América), que congrega organizações em toda a América Latina, também apoiam o processo constituinte na Venezuela e estão se mobilizando para realizar uma campanha internacional pela internet no próximo dia 30 exigindo respeito à autodeterminação do povo venezuelano.

Assista ao vídeo: 




Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário