COHAB |
Uma série de intervenções no trânsito da capital promovidas pela Prefeitura de São Luís vem garantindo melhores condições de tráfego, mais mobilidade urbana e colocando fim a problemas históricos de engarrafamentos.
É o caso da obra de reconfiguração do trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no trecho que vai do elevado da Cohab até o Terminal de Integração que se soma a outras já realizadas ao longo da via. A intervenção neste local já está liberada para o tráfego de pedestres e condutores após conclusão das sinalizações horizontal e vertical.
Os trabalhos integram o plano de ações da gestão do prefeito Edivaldo para reorganizar o tráfego na capital e inclui vias e corredores de grande fluxo de veículos. "Os impactos desta intervenção são extremamente positivos e alcançam aquela área e entorno, pondo fim aos congestionamentos e tornando o trânsito mais fluído, mais organizado", destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. O secretário pontuou ainda que este corredor integra "uma espinha dorsal importante do sistema viário da cidade".
A pista foi ampliada no sentido Centro, dos dois lados. Os canteiros centrais foram retirados e o trecho passa a servir de retorno no sentido da esquerda, indo Centro-bairro e bairro-Centro. Com a obra, foram retirados os três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida que estavam em frente ao supermercado Mateus, outro próximo à escola e o último, após a unidade de ensino. No trecho foi implantado novo semáforo e ainda sinalização horizontal, com três faixas de travessia com botoeiras (botões a serem acionados pelo pedestre).
A SMTT instalou duas alças de retorno – uma em direção ao Centro e outra na Forquilha – além do alargamento da faixa de rolamento, eliminando o retorno de quadra que ficava por trás da Rua do Fio, diminuindo o gargalo no trânsito e agilizando o acesso para quem vai à Cohab.
AGILIDADE
Para a população, as mudanças promoveram mais agilidade para condutores e mais segurança para pedestres. É o que aponta o mototaxista Gilberto Silva, de 58 anos, que trabalha no trecho reorganizado. "Melhorou demais e a gente já não fica horas parado no trânsito. Nos horários de pico já dá para ver a diferença. Era uma reorganização que a gente esperava, para melhorar o trânsito", afirmou.
Para o administrador Henrique César da Silva, 57 anos, não enfrentar engarrafamentos é o maior benefício da reorganização do trânsito na avenida. "Agora é só as pessoas respeitarem os sinais de trânsito. O motorista respeitar o pedestre e o pedestre usar as faixas que estão bem visíveis. Realmente, quem passa aqui, como eu que trabalho aqui e ficava horas preso no trânsito, a gente vê que está muito melhor. Que o trânsito está mais ágil", avaliou.
O plano de reorganização da área contempla ainda uma faixa preferencial de ônibus, que será implantada brevemente. A sinalização terá monitoramento de câmeras, além dos agentes de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário