Secretária Tatiana Pereira |
Garantindo direitos e ampliando oportunidades para a juventude maranhense
Chegamos à metade do mês de setembro, mas quero iniciar esse texto, fazendo referência ao mês de agosto - mês em que celebramos o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude. Faço isso porque, com tanta simbologia, o mês não poderia passar em branco. Foi no mês de agosto, que foram lançados dois novos programas do Governo Flávio Dino para a juventude, que ampliaram ainda mais o leque de ações já desenvolvidas, que somam mais de 100 mil jovens beneficiados em todo o Maranhão.
Destaco aqui esses dois novos programas: Mais Estágio e Cartão Transporte Universitário. São duas ações, que foram e estão sendo celebradas pelos jovens estudantes tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior. O primeiro disponibiliza 500 vagas de estágio não obrigatório remunerado, voltadas para alunos de ensino médio da rede pública e privada, com idade a partir dos 16 anos. Já o segundo oferece 1.000 vagas para ajudar a custear as passagens de universitários que estudam em municípios distantes da cidade onde moram, com um auxílio financeiro de 800 reais/semestre. As inscrições para a primeira edição do Cartão Transporte Universitário foram encerradas na última sexta-feira, dia 15, com mais de 3 mil inscritos.
Além do Cartão Transporte Universitário, que tem coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Mais Estágio, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria coma Seejuv, lançadas no mês da juventude, várias outras ações para o público jovem estão em desenvolvimento durante todo o ano, garantindo direitos básicos como saúde, educação, qualificação e segurança. São mais de 30 ações e projetos envolvendo diversas secretarias do governo que interagem conjuntamente para viabilizar o amplo programa de valorização da juventude maranhense, consolidando a promoção e inclusão do jovem maranhense.
Vale destacar aqui, o programa CNH Jovem, que já possibilitou que cinco mil jovens tirem sua primeira Carteira Nacional de Habilitação totalmente de graça (uma parceria Seejuv e Detran); os Aulões do Enem, que desde 2015 já beneficiaram mais de 30 mil jovens, e esse ano está sendo realizado em quase 100 municípios do estado (parceria Secti e Seejuv); os programas de inclusão e desenvolvimento através da pesquisa e ciência, como o Geração Ciência e Juventude com Ciência (uma parceria entre a Fapema e Seejuv), que juntos já beneficiaram cerca de 500 jovens; o projeto Tour Jovem Cidadão, que no primeiro semestre de 2017, já beneficiou mais de 900 jovens com turismo educativo, e chegará a 2 mil até o fim do ano. Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), coordenado pela Sedel, passaram por uma reestruturação e, tem gerado mais inclusão e maior número de municípios participantes. Outra ação que merece destaque é o programa Cidadão do Mundo, que já enviou mais de 200 estudantes para fora do país para o estudo de idiomas. Coordenado pela Secti, a ação proporciona intercâmbio cultural em países como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Espanha e França, a estudantes de todo o estado.
Ressalto ainda a Campanha Juventude Prevenida, que estrategicamente, tem abordado temáticas relacionadas ás vulnerabilidades juvenis, com o intuito de promover e fortalecer a rede de informação e prevenção em prol da vida da juventude maranhense.
Além dessas ações já em curso, vale destacar ainda outros programas e projetos, que estão em desenvolvimento e, que ampliará ainda mais as oportunidades para a juventude maranhense. Ações como o primeiro Centro de Referência em Juventude e Inovação (CRJI), que será construído na capital São Luís e disponibilizará vários serviços para o público juvenil; o Plano de Juventude e Sucessão Rural, lançado pelo governador Flávio Dino em julho, que vai orientar a formulação das políticas para a juventude maranhense que vive no campo e o projeto Juventude, Esporte em Ação, desenvolvido pela ONG Formação em parceria com a Seejuv, que levará mais cidadania para oito comunidades de São Luís, através de práticas lúdicas e esportivas.
Essas e outras tantas ações, projetos e programas evidenciam uma mudança significativa na forma de pensar e desenvolver políticas públicas para a juventude no Maranhão. Em pouco mais de dois anos, saímos da inexistência de políticas públicas para os jovens maranhenses, para uma expressiva marca de mais de 100 mil jovens beneficiados com ações estruturantes em todo o estado. Mais do que ações superficiais e políticas de governo, temos hoje políticas de estado, que garantem direitos, ampliam oportunidades e transforma, de fato, a vida dos jovens maranhenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário