sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SINDEHOTEIS/MA fecha CCT 2017/2018 de trabalhadores hoteleiros com garantia de reajuste salarial e ganho real

Luiz Henrique ao lado de Aninha, Raimundo Pedro e Maria 
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Hoteleiros e do Turismo em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa (SINDEHOTEIS/MA) Luiz Henrique da Silva anunciou que o Sindicato conseguiu finalizar a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 da categoria Hoteleira no dia 16 de Setembro.

O Sindicato conseguiu em meio a uma negociação difícil chegar ao percentual de 4,5% de reajuste. 

Os dirigentes avaliam que poderiam ter avançado ainda mais no que diz respeito ao percentual de reajuste, mas destacam que a dificuldade na negociação com o setor patronal impediu um diálogo mais verdadeiro e que pudesse ter resultado num ganho maior. 

Luiz Henrique enfatiza que ainda assim o reajuste conquistado representa um percentual acima da inflação, garantindo 0,5% de ganho real no salário dos trabalhadores do setor.

De acordo ainda com Luiz Henrique a finalização da CCT dos Hoteleiros em 2017 não foi fácil e ocorreu após inúmeras tentativas feitas pelo SINDEHOTEIS de buscar o diálogo por meio de reuniões com o Sindicato patronal. 

Em muitos casos simplesmente o convite era desprezado pelos patrões. 

Luiz Henrique definiu a postura do patronal hoteleira como um "desrespeito aos trabalhadores" e ressaltou que desde o início a intenção do patronal era 'matar o Sindicato na unha', esticando a negociação até Novembro para não assinar a CCT.
Luiz Henrique, Presidente do SINDEHOTEIS/MA

Acontece que o SINDEHOTEIS/MA percebeu a manobra e agiu rapidamente, conseguindo desarmar a tentativa de protelação do Sindicato patronal.  

"Os patrões falam sempre em uma crise no setor hoteleiro por conta da crise econômica nacional. Crise esta que não foram os trabalhadores que criaram e nem mesmo os sindicatos. Por isso a necessidade do diálogo para que se encontre a saída. Repare que só após 5 meses de negociação conseguimos fechar.", disse Luiz Henrique. 

A Direção do SINDEHOTEIS deixou claro também que "este não era o percentual proposto inicialmente pelo Sindicato mas que por conta da enorme dificuldade em negociar e dialogar com o patronal conseguimos fechar um número que garante que os trabalhadores não ficarão no prejuízo.", disse o sindicalista.

"Continuamos na luta firmes. As dificuldades não param, por aí. Ficaremos vigilantes dia e noite para garantir os interesses dos trabalhadores. Vamos fortalecer ainda mais o Sindicato para que possamos avançar ainda mais.", concluiu Luiz Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário