domingo, 29 de outubro de 2017

Júlio Pinheiro encerra viagem à Ásia com resultados positivos para São Luís e Maranhão

Júlio Pinheiro na Coreia do Sul
Encerrou nesta sexta feira (27), na cidade de Ho Chi Minh (Saigon), no Vietnã, a missão da comitiva maranhense na Ásia, liderada pelo vice-governador, Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, e pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representando o prefeito Edivaldo. 
A comitiva visitou cidades da China, Coreia do Sul e Vietnã para projetar a imagem de São Luís e de todo o Maranhão para o continente que mais investe em novas tecnologias, desenvolvimento e agroindústria no mundo.
Destaca-se que as relações entre China, Coreia do Sul e Vietnã estão cada vez próximas do governo maranhense, unidos pelo desejo de ver o Maranhão despontando no mercado internacional, em diversos setores, por meio de sua vocação portuária, logística, agropecuária, turística e, sobretudo, por apostar no potencial e criatividade de sua população.
O último encontro entre vietnamitas e maranhenses aconteceu na sede da prefeitura da cidade de Ho Chi Minh, onde a delegação foi recebida pelos seus principais membros. O diálogo buscou nortear os próximos passos para que o Maranhão e Ho Chi Minh coloquem em prática o que foi acertado na reunião.
"Fiquei impressionado com a quantidade de agendas, as mais variadas cidades e o resultado desses encontros em tão pouco tempo" disse o vice-prefeito de Ho Chi Minh, Le Thanh Liem. Ele afirmou, ainda, que a cidade é muito turística. "Recebemos em média vinte milhões de turistas por ano. Deles, seis milhões são estrangeiros", completou.
Quase a metade de todos os voos turísticos para o Vietnã tem como destino a cidade de Ho Chi Minh. "Ficou claro que tanto Ho Chi Minh quanto o Maranhão se dedicam à indústria do turismo. Acredito que no futuro nós possamos estabelecer relações muito fortes nesse setor", comemorou Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo de São Luís.
Para maranhenses e vietnamitas, o turismo será a porta de entrada para que os povos se conheçam e encontrem outros campos de cooperação, a exemplo da agricultura e a tecnologia da agricultura, também bastante discutidos durante a reunião. "Temos o interesse também de desenvolver o nosso sistema portuário marítimo. Será bastante oportuno começarmos a conversar com o Porto do Itaqui", completou Vo Tan Thanh.

Os empresários maranhenses e gestores da área de produção avaliaram uma grande similaridade entre o potencial do Maranhão e o Vietnã, viabilizando a possibilidade de parcerias futuras também na área de produção, como a piscicultura.
"Isto é um excelente sinal. Todas as características aqui apresentadas guardam similaridade com as áreas abrigadas e semi-abrigadas do litoral maranhense com sua população marginal residente. Assim, esta experiência é especialmente interessante para o nosso estado", avaliou José de Ribamar Pereira, assessor da Sagrima, com dados sobre a piscicultura marítima no Maranhão.
O encontro entre empresários vietnamitas e comitiva maranhense teve fim com a troca de contatos e planos conjuntos de tirar do papel o que pretendem incrementar na prática. As negociações continuarão no Maranhão.

Da comitiva maranhense, participaram também do Fórum de Negócios Brasil-Vietnã o secretário de Programas Especiais, Pierre Januário; a secretária municipal de Articulação Institucionais de São Luís, Ana Paula Rodrigues; o secretário de Agricultura do município de São Mateus do Maranhão, Clovis Bernardi; empresários Glauco Feitosa e Júnior Ramos; pelo diretor do Sebrae/MA, José Morais; o superintendente da Emap, Jailson Luz; além de membros da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário