quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Estudantes maranhenses já podem sacar recursos do Cartão Transporte Universitário


O Governo do Maranhão disponibilizou desde a última segunda-feira (20) os valores de auxílio do Programa Cartão Transporte Universitário, para estudantes maranhenses que precisam percorrer distâncias acima de 100 quilômetros (ida e volta) para estudar. 

Para receber o benefício, no valor de R$ 800,00, os estudantes devem acessar o site da Secretaria de Estado da Juventude (www.juventude.ma.gov.br), onde consta a lista dos beneficiários, acompanhado do número do benefício, uma sequência de dez dígitos. 

Após anotar o número do benefício, o estudante deve se dirigir a um caixa da agência do Banco do Brasil (BB) correspondente ao seu município, com originais do CPF e RG, e sacar o valor, pago em uma única parcela. Os endereços das agências do BB correspondentes a cada município também podem ser encontrados no site da Seejuv.

Para a estudante de 19 anos Mônica Silva Ribeiro, que mora no município de Bacabeira e cursa o segundo período de Biomedicina em uma faculdade no Centro de São Luís, a ajuda veio no momento certo: “Eu tenho aula inclusive aos sábados e os gastos são muito altos porque preciso de dois transportes para ir e voltar. Estou desempregada no momento e esse auxílio vai garantir minha permanência no curso”, explica. 

Ajuda

O programa Cartão Transporte Universitário, do Governo do Maranhão, foi idealizado pelo governador Flávio Dino para beneficiar estudantes do Ensino Superior pertencentes a famílias com baixa renda e que precisam percorrer longas distâncias até o local dos estudos.  

Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a iniciativa é mais um exemplo do olhar do Governo do Maranhão voltado para as políticas públicas. “Ele reduz distâncias de acesso à educação. Muitos estudantes têm extrema dificuldade de deslocamento porque os custos são altos. O benefício aumentará a quantidade de pessoas que conseguirão concluir o curso”, pontua.

É o caso do estudante de Engenharia Química Maurício Dorneles Lima, residente em Axixá. Ele percorre mais de 120 km todos os dias para frequentar o curso na Universidade Federal do Maranhão. “O meu curso exige dedicação integral, por isso recebo auxílio dos meus pais para conseguir pagar com muita dificuldade os valores da passagem, no valor de R$ 12 por dia”, explica Maurício, que costuma sair às 5h da manhã e retornar para casa às 21h, tendo que arcar com altos custos também para garantir a alimentação. 

Garantia de conclusão do curso

Antes de saber que teria direito ao benefício para custear despesas com transporte, a estudante Keila Maria Almeida da Silva, residente na Zona Rural da cidade de Buritirana, avisou a família que desistiria de frequentar o curso de Serviço Social em uma faculdade de Imperatriz, localizada a mais de 70 km de sua residência.  “Pulei de alegria quando soube que receberia esse benefício. Os sacrifícios para conseguir manter o curso vão além dos valores de deslocamento, tenho que acordar antes das cinco da manhã, percorrer mais de duas horas para ir e duas horas para voltar e abrir mão do almoço”, conta.

Já o estudante de Direito Jhonatan Antônio Machado Costa, que percorre 115 km de Bacabeira a São Luís, seis dias por semana, disse estar aliviado com a ajuda garantida pelo governo: “Em tempos de crise, essa ajuda faz toda a diferença. Sou muito grato pela oportunidade de manter os estudos com um pouco mais de tranqüilidade”.

Mais informações

Estudantes com dúvidas quanto ao recebimento dos valores podem entrar em contato com a Secretaria de Estado da Juventude pelos telefones (98) 3232-4475 / 3232-6740 ou pelo e-mail transporteuniversitario@seejuv.ma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário