segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

SINDEHOTEIS/MA realiza com sucesso 5ª edição de Palestra Alusiva ao Novembro Azul

Presidente Luís Henrique ao lado de Aninha numa das Mesas do evento
A diretoria do Sindehotéis – MA gestão Fortalecendo a Luta, realizou na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, a 5ª edição da Palestra Alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu no auditório da Casa do Trabalhador – Calhau.


A ocasião que reuniu várias lideranças sindicais, trabalhadores de vários setores e sociedade em geral, foi marcada por palestras, animação e um belo ato de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A diretoria do Sindehotéis, que promove sua quinta edição da palestra alusiva, estava bastante satisfeita pela realização do evento e pela presença dos trabalhadores.
“Mais uma edição de muito sucesso promovida pela diretoria do sindicato em prol da nossa categoria e da sociedade em geral. Foi bastante proveitoso. Tivemos a honra de aprender um pouco mais sobre o câncer de próstata, além do câncer de pênis. Levar a informação é sempre essencial, ainda mais em relação ao câncer, uma doença que mata milhares de pessoas todos os anos. É sempre uma honra levar esse tipo de conhecimento aos trabalhadores e toda sociedade. O Sindehotéis continuará abraçando as campanhas de prevenção e conscientização”, expôs Luiz Henrique Pereira da Silva, presidente do Sindehotéis.
Na oportunidade, especialistas da área tiraram dúvidas dos participantes e realizaram dinâmicas de como se prevenir das doenças. Eles também falaram de cuidados básicos que todos devem ter, bem como realizar exames de rotina. “No caso da próstata, o homem deve ter esse cuidado; realizar exames de rotina é fundamental no processo”, comentou a enfermeira do Sesc, Janniele Pollyana de Sousa Freitas.
Já o enfermeiro Edgar Nojosa, especializado em saúde da família, apresentou alguns malefícios do câncer de pênis, “é necessário procurar um especialista em qualquer anormalidade, por mais pequena que seja. O homem deve se cuidar mais em relação a esses aspectos, por isso é relevante ter contato com o médico para possíveis eventualidades”.
Exame de próstata
O exame de próstata é indicado para todos os homens com idade a partir dos 50 anos, mas quando há histórico na família, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. No entanto, quando o paciente já teve câncer da próstata ou diagnóstico de hiperplasia benigna prostática, o exame de prevenção deve ser feito anualmente, independente da idade.
A diretora Social do Sindehotéis Maria Raimunda Martins, além do momento de interatividade com os trabalhadores, o sindicato idealizou uma atividade diferenciada para demonstrar aos participantes sobre a importância da atividade física, “proporcionamos um momento de dança no intuito de conscientizar os trabalhadores que necessitamos de exercícios, bem como de conscientização e prevenção por meio da palestra. Estão todos de parabéns”, frisou a diretora.
Lideranças sindicais parceiras, também presentes na palestra, comentaram a respeito do evento. “Levar a informação é fundamental em todos os aspectos. Quero destacar a parceria do Sindeducação com o Sindehotéis e parabenizar o presidente Luiz Henrique pela iniciativa de levar essa informação de grande valia aos trabalhadores, parceiros e a comunidade em geral. Considero a palestra alusiva como um avanço na saúde por meio da conscientização”, pontuou a professora Nathállya Caroline, diretora do Sindeducação.
Para Juciane Marques, presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Maranhão, a Palestra Alusiva ao Novembro Azul foi ampla e desenvolvida na proposta, além de destacar o cuidado do Sindehotéis em relação a saúde do trabalhador. “Quero parabenizar o presidente Luiz Henrique em nome da diretoria e destacar a palestra enriquecedora ministrada pelos especialistas na área. Eu sou presidente de uma categoria de homens e essa informação com certeza vou levar a todos eles, apesar de que já tenho esse cuidado na questão da saúde”.
Robson Junior, radialista da Rádio Difusora, disse que vai levar essa informação aos ouvintes da rádio e conscientizar a todos que necessitam fazer os exames. “Infelizmente ainda tem muitos preconceituosos em relação ao exame de próstata. É de suma importância essa discussão no evento, e o principal, ser multiplicador da campanha mundial contra o câncer de próstata. Então vamos levar a informação o mais longe possível pois iremos ajudar muitas vidas”.
O Sindehotéis agradece a enorme parceria do Sesc que disponibilizou uma equipe de especialistas para ministrar a palestra sobre o câncer de próstata.
Também estiveram presentes o secretário geral da Nova Central Sindical, Cléber Reis; o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; a presidente do Sindacs, Flor de Lis, o presidente do Sinpospetro, Elison Nunes, a diretora da FETHEMAPI, Ana Mendonça, a diretora do Sindbeleza, Verônica Rodrigues; o presidente do Sintrarc, Raimundo Pedro de Jesus e o diretor do Sindmetal, Iraelson Ferreira.
Fonte: ASCOM - SINDEHOTEIS/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário