sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Prefeitura de São Luís inicia montagem da estrutura da Passarela do Samba

Operários começam a montar estrutura da Passarela do Samba, no Anel Viário
A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta sexta-feira (19), a montagem da estrutura da Passarela no Anel Viário. O espaço está sendo preparado para os desfiles das escolas de samba, blocos tradicionais, blocos organizados, blocos afro, tribos de índio e demais agremiações carnavalescas. 
A ação reforça o compromisso do prefeito Edivaldo com a promoção da cultura, além do fomento à economia com festividades que promovem a geração de emprego e renda. O Carnaval de Todos 2018 está sendo organzidado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
"O prefeito Edivaldo vem cumprindo seu compromisso com a cultura popular ludovicense, preservando as nossas manifestações culturais mais genuínas e garantindo toda a estrutura para que São Luís tenha uma grande festa e receba moradores e visitantes com a alegria e animação que sempre marcaram nosso Carnaval", afirmou o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão.
A Passarela do Samba é um dos principais pontos de concentração dos foliões da capital. A estrutura conta com 200 metros de pista e capacidade de público de nove mil pessoas. O espaço terá 26 camarotes para 20 pessoas cada; espaço institucional para 140 pessoas; 27 cabines de jurados; espaço com acessibilidade destinado para pessoas com mobilidade reduzida e idosos e ainda seis arquibancadas com cerca de três mil lugares. A entrada à passarela será gratuita.
ILUMINAÇÃO
A Prefeitura também trabalha na montagem de sete torres de iluminação própria para o evento, com incidência de luz em torno de 185 kW de potência. O trabalho de iluminação do espaço é realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp).
Segundo o titular da Semosp, Antonio Araújo, para deixar o espaço melhor estruturado ao evento, a Prefeitura também vai promover melhorias em todo o entorno da Passarela do Samba, com requalificação asfáltica das vias nas proximidades do circuito. Serviços de capina, limpeza, pintura dos meios-fios, entre outras ações também serão reforçados pelo Comitê Gestor de Limpeza da Prefeitura. Além do Anel Viário, a Prefeitura também vai executar melhorias nos demais espaços de eventos carnavalescos apoiados pelo município.
"Vamos instalar projetores de luz especiais de eventos, com 1000w de potência, ao longo da avenida Vitorino Freire, em frente à Passarela do Samba; assim como também nas escadarias, becos e ruas das proximidades que dão acesso ao local", enfatizou Antonio Araújo, acrescentando ainda que todo esse cuidado é para proporcionar mais segurança aos foliões em toda a área.
No local, também serão instalados banheiros químicos, central de atendimento de urgência/saúde, barracas de bebidas e comidas em seu entorno e área de concentração de agremiações.
REUNIÃO
Com o objetivo de alinhar as ações que serão executadas durante o Carnaval de Passarela, a Prefeitura de São Luís promoveu, na última quinta-feira (18), uma reunião com parceiros do evento. Realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os presentes discutiram sobre atividades como disciplinamento do trânsito, segurança, ações de saúde, fiscalização do comércio informal e todo trabalho que será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro, quando haverá programação no Carnaval de Passarela da cidade.
Foram convocados para a reunião representantes de órgãos municipais como as secretarias de Cultura, Comunicação, Trânsito e Transportes, Turismo, Obras e Serviços Públicos; Saúde; Secretaria de Segurança com Cidadania, por meio da Guarda Municipal; Secretaria de Habitação e Urbanismo, com a Blitz Urbana; Comitê Gestor de Limpeza Urbana; e a Subprefeitura do Centro Histórico; além de órgãos estaduais como o Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Civil; e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
O secretário Marlon Botão, destacou que a articulação entre os parceiros é fundamental para a realização do Carnaval na cidade. "É por meio da parceria dessas instituições que conseguimos executar esse grande evento que é o Carnaval em São Luís. É através da junção de esforços que conseguimos garantir uma festa organizada, segura e com apoio de equipes de saúde para qualquer ocorrência", disse o titular da Secult, pasta responsável pela organização do Carnaval de Passarela.
Durante a reunião, os representantes dos órgãos alinharam o desenvolvimento de atividades que serão realizadas para garantir a execução do Carnaval e o bem-estar dos brincantes durante todo o evento. As atividades envolvem a estruturação da Passarela do Samba, segurança, o disciplinamento do trânsito, a limpeza e iluminação pública, organização do comércio informal durante os dias de festa, desenvolvimento de ações educativas em saúde, bem como o suporte com ambulâncias e o apoio da rede de urgência e emergência.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, esteve presente na reunião e avaliou positivamente o encontro. "Cada um tem suas responsabilidades, mas o trabalho em conjunto leva ao êxito do evento como um todo. O que temos feito é alinhar essas funções. Desde que essas reuniões prévias passaram a ser realizadas para a organização do Carnaval, percebemos mudanças favoráveis durante a realização do evento", disse o secretário.
SEGURANÇA
A segurança no Carnaval estará sob responsabilidade da Polícia Militar (PM), que estará com 1.200 policiais trabalhando na região metropolitana durante o período de festa. A Polícia Militar contará com o apoio da Guarda Civil e dos demais órgãos envolvidos. "A segurança no Carnaval se dá partir das ações integradas de todos os órgãos, municipais e estaduais. É importante que as pessoas obedeçam às regras, às leis e às orientações das autoridades", destacou o coronel da PM Pedro Ribeiro.
COMÉRCIO INFORMAL
Durante a programação do Carnaval 2018, a Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana, realizará o disciplinamento dos interessados em comercializar alimentos e bebidas no entorno da Passarela do Samba, no Anel Viário, e na Praça Maria Aragão. A fiscalização durante o período será reforçada, com o objetivo de garantir mais segurança para os foliões, além de prevenir acidentes com garrafas e recipientes de vidro, que serão proibidos durante os cinco dias de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário