sexta-feira, 9 de março de 2018

No Maranhão, etapa escolar da 5ª Conferência pelo Meio Ambiente termina em 31 de março


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando as escolas da rede de ensino para realização da etapa escolar da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), primeira das quatro fases do evento. 

O prazo final para que as escolas promovam as suas conferências é 31 de março.

O tema da conferência este ano é ‘Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas’. O objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino para estimular o comprometimento da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

A conferência também busca enfatizar a participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral. 

Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com temática sobre o uso dos recursos hídricos. 

A ação deve envolver toda a comunidade escolar, de todos os turnos, sem restrição de faixa etária ou série. Neste primeiro momento os estudantes, professores e demais interessados devem se reunir para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável. 

“É um momento para pensar de que fonte vem, como chega e como é tratada na escola essa água que consumimos. A ideia é fazer com que os nossos estudantes criem essa consciência da importância de cuidar desse recurso que é vital para o planeta”, explica o professor Luiz Câmara, coordenador de Temas Sócio Educacionais da Seduc. 

“Haverá todo um debate, apresentação de propostas, que no final serão apresentadas e votadas pela comunidade escolar”, acrescenta Luiz Câmara. O coordenador destacou ainda que a Conferência na Escola vai servir como credenciamento das unidades de ensino ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).  

“A escola que realiza a conferência tem a possibilidade de entrar para o Programa Escola Sustentável, que é um recurso federal. Por exemplo, uma escola que está inadimplente, se ela fizer a conferência organizar as prestações de conta dela, ela passa a fazer parte do programa”, conta Luiz Câmara.

“Se ela não realizar a conferência, mesmo que esteja adimplente, ela não entra no processo. Por isso é fundamental que todas as escolas façam a etapa escola da CNIJMA, sob pena de ficarem sem recursos”, acrescenta o professor.

Todas as escolas, sejam públicas, comunitárias, filantrópicas ou privadas podem fazer parte da mobilização. Os resultados das conferências nas escolas devem ser cadastrados no sistema, por meio do endereço eletrônico www.conferenciainfanto.org.gov.br, até o dia 3 de abril, no caso das escolas do Ensino Médio. 

Já as escolas de Ensino Fundamental, além de fazerem o cadastro, devem eleger delegados e suplentes, estejam cursando as séries finais até o período da Conferência Estadual, e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA, que será realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de junho.

Os recursos para a realização da Conferência são oriundos do Plano de Ação Articulado (PAR) entre os governos federal, estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário