segunda-feira, 19 de março de 2018

SINDEHOTEIS-MA realiza com sucesso 8ª Edição do Seminário Estadual Viver Mulher

20180316_143903_Film2
Luiz Henrique, Geraldo, Aninha, Lourdes e Diretores do SINDEHOTEIS-MA 
O VIII Seminário Estadual Viver Mulher – Respeito, Dignidade e Igualdade, Não a Violência, realizado pela diretoria do Sindehotéis-MA, gestão Fortalecendo a Luta, foi mais um grande sucesso de público e conhecimento através das atividades. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 16 de março, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, situado na Av. Jerônimo de Albuquerque, Dalplaza Center, Cohab, em São Luís.
O Seminário Estadual faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela diretoria do Sindehotéis e visa fortalecer a identidade da mulher sob vários aspectos sociais, bem como valorizar as trabalhadoras do segmento, por meio de atividades de cunho preventivo e social, por meio de debates colaborativos com especialistas na área.
Logo no início, após a execução do hino nacional, formaram a mesa o presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, a diretora Social Maria Raimunda Martins, o secretário Geral da Contratuh, Geraldo Gonçalves, a diretora Ana Mendonça Silva, representando a FETHEMAPI, a superintendente substituta da SRTE/MA, Dra. Margareth Rosa Martins e o presidente do Sindetur-MA, Paulo Montanha.
O evento contou com a presença de vários associados da entidade laboral, além de líderes sindicais, autoridades, acadêmicos de várias áreas e sociedade em geral que prestigiaram o seminário.
20180316_145811_Film2
Para o presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique, a 8ª edição do Seminário Viver Mulher, marca mais uma grande vitória do sindicato em prol das trabalhadoras do segmento, uma vez que as ações voltadas para a classe feminina são de extrema relevância para o processo de valorização sindical em benefício da categoria.
mesa henrique
“Estamos muito felizes com o progresso do Seminário Viver Mulher. Em 2018, não poderia ser diferente. Casa cheia. O processo de relacionamento entre sindicato e trabalhador está cada vez mais forte, podemos observar pela quantidade de presentes no evento. Esse fortalecimento da classe feminina torna o sindicato mais forte e atuante, inclusive na luta igualdade de gênero na relação trabalhista. O foco era expandir as discussões e alcançar a igualdade de direitos através das ações desenvolvidas pela entidade sindical. Parabenizo a diretoria Fortalecendo a luta e todos os participantes pelo sucesso do evento”, concluiu o presidente Henrique.
Antes de iniciar as palestras, a diretoria do Sindehotéis organizou uma belíssima ação social, onde teve massagem, escova e hidratação capilar, limpeza de pele, corte de cabelo, aferição de pressão, avaliação nutricional, teste de glicemia, além de outras diversas ações.
20180316_142831_Film2
20180316_142841_Film2
20180316_142916_Film2
O Sindehotéis também destaca a atuação no evento dos parceiros: Contratuh, Ministério Público do Trabalho e Emprego, Odonto System, Sindbeleza, Universidade Ceuma, Faculdade Santa Terezinha – Cest e Mary Kay.
Dando seguimento a tarde de atividades, a Juíza Lúcia Helena Heluy, da 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher falou sobre ciclo da violência, violência de gênero, medidas protetivas de urgência, enfocando questões de violência doméstica contra a sociedade feminina; dando enfoque nas denúncias e como proceder diante dos maus tratos pelo parceiro.
20180316_150757_Film2
Já a Silvia Cristina Costa Leite, presidente do Conselho Municipal de Condição Feminina de São Luís abrangeu vários aspectos como o enfrentamento da violência contra a mulher, além de amplificar sobre os malefícios que podem causar o feminicídio.
20180316_160558_Film2
Durante o evento, os participantes dançaram muito ao ritmo de zumba com o professor Richarlysson Santos. Com músicas eletrônicas de sucesso, a laboral esquentou tanto que ninguém conseguiu ficar parado.
Mais Palestras
O secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Geraldo Gonçalves, durante a palestra, fez destaque ao empoderamento da mulher. Dentro dessa perspectiva, o secretário também enfatizou a questão da violência doméstica e familiar mostrando alguns exemplos de como acontece na prática. Ele mencionou ainda, no decorrer da sua fala, em relação as mulheres que tanto fizeram pela sociedade e não foram reconhecidas.
20180316_172126_Film2
Geraldo também destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindehotéis e pela Fethemapi. “Tem um cunho social e pessoal do próprio Sindehotéis e da Fethemapi, na pessoa do presidente Luiz Henrique, que prima por igualdade, pela busca de direitos e contra a desigualdade social. Acreditamos numa sociedade saudável no momento em que acabarmos com essa desigualdade. E no campo trabalhista priorizar a igualdade de salários, somente assim criaremos uma sociedade mais justa e igualitária”, comentou Geraldo Gonçalves.
Segundo a diretora Social do Sindehotéis, Maria Raimunda Martins, o Viver mulher é algo que entrou nas atividades do Sindehotéis como ação prioritária anual. “O seminário nasceu com o objetivo de valorizar a mulher trabalhadora e discutir temas relacionados em seu anseio familiar, visto que ainda há uma desigualdade que necessita ser quebrada. “Nós, mulheres, devemos multiplicar cada frase que foi dita nesse evento, pois assim seremos mais fortes e mais lutadoras pelos nossos ideais. Estou bastante feliz com o sucesso do seminário. Parabéns ao presidente Luiz e toda diretoria Fortalecendo a Luta”, destacou a diretora.
Para a trabalhadora Francisca de Souza Nascimento, o seminário é muito importante para discutir esses assuntos relacionados ao cotidiano feminino. “São temas que estão presentes na sociedade feminina, além de ser uma forma de trabalhar o nosso “eu” enquanto mulher, onde precisamos dessa igualdade em todos os segmentos. Parabéns ao Sindehotéis pelo evento”, exclamou.
“Parabenizo o presidente do Sindehotéis, Luiz Henrique, e toda sua diretoria pela grandiosidade do Seminário Viver Mulher que visa discutir e debater as questões relacionadas a violência, a desigualdade dentro da sociedade, principalmente no que tange o direito das mulheres. É um verdadeiro ato de sensibilidade social com as trabalhadoras da categoria no intuito de reverter as estatísticas desfavoráveis as mulheres”, expôs a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.
Também prestigiou o evento o sindicalista Jercílio Brandão, presidente do Sindbeleza, Isaías Castelo Branco, presidente do Sindicato dos Rodoviários de São Luís, o vereador de São José de Ribamar, Manuel do Nascimento, além do representante do Sindsep, José Diniz.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário